quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Miguel: 2 meses




Ter um bebê. A gente, quando está grávida, tenta imaginar como serão os nossos dias a partir do nascimento do primeiro filho. Mas garanto às mamães de primeira viagem que, por mais que pensem sobre isso, dificilmente saberão da verdade. Isso somente acontecerá no tet-a-tet.

Logo após o parto, as atividades são mais cansativas. Afinal, até aquele momento, você não tinha o costume de acordar duas vezes à noite para amamentar um bebê. Então, chega a um ponto de você estar muito cansada durante o dia, mas não conseguir pregar os olhos, pensando no bebê. E, também, dormir - durante a noite - durante a amamentação. Mas eu garanto: depois do primeiro você você se acostuma com isso e conseguirá se desligar um pouco mais do mundo na hora do sono.

Eu durmo, mas claro, o inconsciente não desliga. É a forma que nós, mamães, temos de estar sempre atentas a qualquer chamado do filhão.

O Miguel está no seu 2º mês de vida. Ele está mais esperto. Ele fixa o olhar em objetos ou quando olha para as pessoas. É uma sensação muito boa. Quando converso com ele, normalmente ele já esboça um sorriso. Agora, de verdade. Antes eram apenas os músculos se movimentando de forma involuntária.

Ele é um garoto que tem muita fome! Por isso, quando completou 2 meses, no último dia 08, estava pesando 5.350g, distribuídos nos 58cm de altura! Só com leite materno.

Agora ele produz mais sons. Nada que a gente compreenda. Mas, percebo que está começando a conversar consigo.

Quando ele está estressado, vira o rosto. Por exemplo: o móbile está no carrinho. Ele começa a dar gritinhos, informando que vai chorar, se você mexe o móbile, ele vira o rosto, mostrando que não quer ser estimulado naquele momento, mas sim, quer mamar ou apenas quer um colo.

São coisas que a gente só aprende no dia-a-dia. Mas claro, prestando muita atenção!

Boa semana!