quarta-feira, 20 de abril de 2011

6 meses





Todas as mães dizem aquela frase clássica "e parece que foi ontem..." Mas é a pura verdade. Quando vejo o Miguel com 6 meses (que mereceu até festinha com três convidados - papai, mamãe e padrinho - e bolo), percebo a efemeridade do tempo. Quando estava em outubro, e pensava que deveria amamentar por 6 meses, cogitei que seria uma tarefa árdua e cansativa. Que nada. Tirei de letra. E já morro de medo de pensar no dia em que ele não quiser mais. É uma ligação tão forte entre o filho e a mãe, que juro não compreender àquelas que têm leite, e optam por não amamentar.

O Miguel está na fase que o pessoal costuma chamar de engraçadinha. Dá gritinhos, solta gargalhadas, balbucia mãmãmã, faz careta... enfim, é o centro das atenções.

Já está tomando suco, comendo papinha de sal e doce. O suco é dado em um copo de plástico azul. Sem bico, sem nada. Indicação expressa do pediatra. É um jogo de paciência diário. Utilizo uma centrífuga (juicer) para fazer o suco... Mais demorado lavar a centrífuga do que fazer o suco. rsrsrs Os sabores que ele mais gosta são de cenoura (com ou sem beterraba), maçã e mamão (com ou sem laranja). 

A papinha de sal é simples. Frita um pedacinho de carne, para ficar com o gostinho do caldo dela. Coloca um pedacinho de cenoura, chuchu e batata. Ferve até amolecer. Tempera com uma pitadinha de sal e azeite, amassa e sirva o baby. Minha mãe, nesta semana, está inovando. Coloca mandioquinha e tomate (sem pele e sem sementes). 

Quanto às papinhas doces, o Miguel prefere banana, mamão e maçã. Para que ele coma a maçã, tiro a casca, corto em cubinhos a polpa, coloco um pouquinho de água e 40 segundos no microondas. Tiro e amasso no coador. Tentei dar a maçã raspadinha apenas, sem esse processo todo, mas ele não engoliu.

Espero ter contado o cotidiano do Miguel e ajudado várias mamães de primeira viagem (como meu) sobre essa nova fase do bebê.

Feliz Páscoa a todos!