segunda-feira, 31 de maio de 2010

Por que não usar chupeta?

 
Postando, porque eu adorei essa foto!

Começando a semana e todo mundo evoluindo junto com a gravidez! Miguel aprendeu a chutar de madrugada. Já está começando a fazer eu perder o sono. Acordei 3h40 da manhã e devo ter voltado a dormir junto com ele, umas 4h10. Eram chutes sequenciais. Impossível entender o motivo pelo qual ele tanto brincava naquela hora da madrugada. rsrsrsrs Mas como toda mãe de primeira viagem, a gente fica "boba" mesmo assim! =)

Primeiro, quero dividir com todas uma conversa que tive com minha tia. Ela chama-se Déa e é fonoaudióloga em Votuporanga (SP). Ela estava me explicando o porquê que não devemos dar chupeta ao bebê.

O bebê, quando mama no peito, coloca a língua para fora. Quando você coloca uma chupeta em sua boca, automaticamente ele coloca a língua para dentro, para encaixar o bico da chupeta. Pois bem. O bebê não sabe a diferença entre "bico do peito" e "bico da chupeta" e começa aí uma confusão em sua cabecinha. Quando você o coloca no peito, o que acontece? Ele começa a chupá-lo de forma errada, achando que é chupeta, com a língua para dentro. Aí, além de não sair leite (deixando-o bastante irritado), o peito racha, podendo até sangrar.

Então muitas mães não entendem: "Tenho tanto leite, será que está fraco?" ou "Tenho tanto leite, como meu filho não consegue mamar?" Ocorre que ele está mamando no peito assim como chupa a chupeta. Por isso vai te machucar e o leite não vai sair.

Por mais que a chupeta seja um ícone das nossas infâncias, tente evitá-la ao máximo. Eu não quero usá-la.  

Principalmente porque eu tive muita dificuldade em parar de chupar chupeta. Sei o quanto foi terrível para mim e para meus pais. Tiravam, "davam" para o Papai Noel, e à noite eu chorava. rsrsrsrs  Minha sogra disse que o Gian, desde pequeno, nunca se acostumou e não chupava.

Acho que fica a dica para as futuras mamães! =) 

É fofo ver o bebê com chupeta? Claro que é! Mas quais seriam os benefícios com esse ato?

Tenham uma ótima segunda!

domingo, 30 de maio de 2010

Faça o seu bebê!

Balas ou mini-sabonetes.
Lembranças de nascimento que
podem ser feitas pela futura mamãe!

Tantos pensamentos passam nas mentes das futuras mamães. Eu que estou na metade da gestação sei bem o que é isso. O tempo está passando tão rápido. De repente estava enjoada agora já sinto o Miguel chutar. Cada dia que passa, a felicidade só aumenta. A ansiedade de conhecer o rostinho do bebê também.

Existe um site que chama "Make Me Babies". É uma brincadeira bem legal. Você coloca a foto do papai e da mamãe, e descobre como vai ser o rostinho do bebê. Assisti a uma matéria em 2008 no Fantástico, que mostrou esse site. Na época, o "filho" da Claudia Raia com o Edson Celulari, criado pelo site, mais parecia com o filho do Ronaldinho. Mas, a imagem do "filho"de Julia Lemmertz com o Alexandre Borges era cópia do verdadeiro! Agora fica a dúvida: será que o Miguel tem ou não a carinha do bebê que apareceu? rsrsrs

Prometi não postar a foto aqui. Para não criar falsas expectativas. Mas, indico para as futuras mamães o site: http://www.makemebabies.com/ . O site é em inglês, mas basta siga os passos a seguir que em alguns minutos você conhecerá o rosto do seu bebê:

1) Vá em "Upload Your Photo", e escolha a foto da futura mamãe e clique em "GO".
2) Em seguida, recorte apenas o seu rosto na foto (como faz no Orkut) e clica em "NEXT".
3)  Chegada a hora de escolher a foto do papai. Clique em "Upload Partner's Photo"  e procure em seu computador a foto desejada. Em seguida clique em "Upload Photo", recorte a foto do papai e clique em "NEXT".
4) Então você irá escolher em "CHOOSE BABY FRAME",  o porta retrato onde ficará a foto do seu bebê.
5) Mais abaixo você irá escolher o sexo do bebê (Baby Boy - menino; Baby Girtl - menina; Either - tanto faz o sexo) e deixe selecionado em "Auto-Detect".
6) Em "Baby Name" você escreverá o nome de seu bebê.

Pronto. Aparecerá a cara do bebê! =) Legal, né? 
Agora, faça o seu bebê!

Ontem conheci pessoalmente a mamãe Kátia, que visita o blog! =) Tiramos tantaaaas fotos, né? hehehehehe =))) Ainda iremos nos encontrar muito até o nascimento dos nossos bebês!

Ótimo domingo a vocês! =)

sábado, 29 de maio de 2010

Chuta Miguel, chuta!

Sou apaixonada pelo tema do Pequeno Príncipe!

"Dizem que a mulher é um sexo frágil. Mas que mentira absurda!" Começando cantarolando no post de hoje de quão feliz que estou! O exame de sangue está ótimo e no exame de ultrassom não deu nada de errado! A dor desapareceu, assim como chegou. Então, não temos ideia do que possa ter sido. A médica e até a Laís comentou aqui no blog na possibilidade de gases. Pode ser, pode não ser. O que importa é que estamos muito bem.

Ontem à noite o Miguel começou a chutar forte para caramba. Sinceramente, agora no início dá uma certa angústia tudo isso! Você coloca a mão e vem aquele chutão forte. Normalmente, eu caio na gargalhada. É tudo novo e muito diferente. Por isso que todas as mulheres dizem: é uma sensação única! Infelizmente os papais apenas se contentarão em sentir a barriga mexer por fora. Ao mesmo tempo que dá uma angústia sentir os chutes, a gente sempre quer que chute mais e mais forte! Só mãe para entender! =)

Ontem, durante o ultrassom do abdômen, demos uma espiadinha no Miguel. Ele estava de cabeça para baixo e com as pernas abertas. Não há dúvida: tem um pipi no meio das pernas mesmo! rsrsrsrs

Amanhã o frio volta aqui em Campo Grande (MS). Antes da gravidez eu até gostava, mas agora, não estou muito a fim não, hein? E o pior que esse inverno parece que será rigoroso! Tadinha das mamães que terão os filhos nesta estação!

Que tenha um sábado abençoado!






sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um dia de susto.

Fica a dica de decoração para quem
for realizar o chá de bebê no mês de festa junina!
Uma festa junina moderninha, né?

Bom dia, pessoal! Ontem (27) eu não tive tempo de passar aqui. E olha que não foi por falta de vontade. Mas ontem acordei às 7h, com uma dor no lado direito do abdômen. Posso descrevê-la como uma dor latente, que vinha, ficava uns 2 segundos e desaparecia uns 15 segundos... vinha e voltava, sem parar, o dia todo. "O que poderia ser?", questionei. 

Com muita luta, consegui um encaixe no horário de uma médica aqui em Campo Grande (MS). Na consulta, tudo muito bem com o Miguel, minha pressão estava muito boa, mas a dor estava ali. Então, a médica solicitou um leucograma (exame de sangue) e ultrassom abdmonial do lado direito. 

O exame de sangue fiz agora cedo e o resultado sai à tarde. Já, o ultrassom, consegui encaixe para hoje às 12h30.

Hoje não acordei com a dor. Ela desapareceu, do nada, assim como chegou. Mas, como disse o Gian "dor sempre é sinal de alerta". E principalmente agora na gravidez.

Ontem foi um dia de susto. Hoje já estou mais aliviada e tranquila! =) Diagnóstico indefinido sempre foi a minha praia! hehehehehe Para que facilitar, se eu consigo complicar, não é? rsrsrsrs

Miguel chutou muito ontem, hoje já acordou feliz e chutando! Meninão danado que amo!

Tenham todos uma ótima sexta!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nutricionista: lá fui eu!

Ideia de decoração de chá de bebê para mamães.
Em um varal, pendure algumas peças do seu futuro bebê.

Hoje foi o dia de olhar a verdade de frente. Quem disse que ia ser legal ou divertido visitar a nutricionista? Claro que não é e não foi. Tudo que envolve aumento de peso, para mim, sempre foi um martírio. Não adianta.. para manter o corpo em forma, sempre terei de estar restrita a dieta.

Agora não é hora de pensar em corpo sarado. Mas, também não é hora de chutar o pau da barraca e comer tudo o que vê pela frente. Certo? Foi isso que, resumidamente, a nutricionista explicou.

Ela disse que quando eu engravidei estava com sobrepeso. Eram 68,5kg distribuídos nos 1,63 de altura. Hoje, bom.. hoje, segundo ela, já engordei 8kg. Ela disse que além da alimentação estar errada, a falta de atividade física no início da gravidez, prejudicou. Era o que eu havia dito. Corria 5km e comia "x" por dia. Não engordava. Parei de correr, mas a fome era igual a de quando corria. Resultado matemático simples de se realizar.

Então, ela passou uma dieta balanceada. Aquela famosa troca de grupos. Temos o grupo da verdura, dos legumes, do carboidrato, da proteina, da gordura, das frutas.. enfim... aí você pode comer "x" porções de cada grupo por dia. Você vai modificando conforme o cardápio do seu dia. Bem bacana e simples.

O difícil: refrigerante e doce foram abolidos. Ela me perguntou: "O que o refrigerante tem de bom?" Pensei: "Hmmm, nem te conto!rsrsrs" E ela completou: "Não tem nada. Aquilo lá é uma água doce com sabor que engorda." Ai como doeu ouvir a realidade. Mas é tão gostoso... rsrsrs Então ela disse: troque por suco, pois o refrigerante pode, inclusive, retirar nutrientes como ferro, que é essencial para o bebê. Opa, falou de bebê, a gente leva a sério então! =) 

Quanto ao doce, eu consegui a convencer de que realmente eu A-MO. Disse que depois do almoço eu ficava louca sem algo doce. Então ela falou: "Gosta de gelatina?" Eu, com um sorriso amarelo, respondi: "Gosto, mas não como se fosse doce." Expliquei para ela que quando fiz uma dieta eu comia um alpino por dia após o almoço, e como ele é pequeno, não tem muitas calorias. Ela então disse: "Tenta não comer, se não conseguir, libero 1 alpino ou um quadrado do tablete de chocolate amargo." Como disse o Guilherme Venditti, "vai nascer uma formiga".. hehehehehe =)

Sobre o tereré ela disse que a maior preocupação dela é com a procedência da erva. "A gente não sabe o que é aquilo. É tereré ou um monte de capim? Principalmente quando você compra no Mercadão em Campo Grande. Fico preocupada com a procedência", afirmou.

Disse que eu comia de marmita/marmitex. Ela pediu que eu tomasse muito cuidado com verduras e legumes. Se possível, que eu comprasse minha verdura, lavasse e fizesse. "A higiene desses alimentos deve ser rigora, para você não pegar nenhuma contaminação", explicou.

Recomendou a ingestão de pelo menos 8 copos de água por dia, pois a água é essencial para a fibra. Disse para trocar pão francês (minha paixão!) por pão integral. E que era para incluir mais frutas ao dia.

Explicou, por fim, que como eu já teria engordado além do que deveria por esse período, que era para eu tentar manter esse peso até o próximo mês. "Posso lhe garantir que comendo todos esses nutrientes que estou te passando, com refeições divididas, você não deve engordar. E não precisa ficar preocupada com o bebê, porque tudo o que você comer vai ser passado para ele. Não digo que você não irá engordar, mas que se isso não acontecer é melhor. Não haverá prejuízo para o bebê. E melhor, a gente consegue segurar o seu peso, para que ganhe apenas com o bebê", finalizou.

E dizem ainda que vida de grávida é mole! rsrsrsrsrs

De qualquer modo, prometo a vocês seguir à risca a dieta. E prometo também tentar não fazer drama! hehehehehe =P

Amanhã volto a me exercitar pelo VO2. Ontem fiz uma visita bacana ao grupo. Estava com tanta saudade deles! O Rudnei (professor de educação física) disse que irei correr bem de leve e com frequencímetro. O intuito é não cansar e manter a frequência cardíaca controlada durante todo o trajeto! Exercício com qualidade e cuidado só faz bem ao Miguel e a mim!

Só posso dizer que estou muito feliz!

Ótima quarta a vocês!

Mamães que visitam o Blog!

Clique na foto para ampliá-la

Aqui é o espaço dedicado às mamães que visitam o blog.

Se você quer mostrar a barriga ou se já está com o filho no colo, encaminhe para brunagirotto@gmail.com

Um beijo grande a todas as mamães que passam por aqui todos os dias.  

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dor nas costas: seja bem vinda!

Uma pesquisa publicada no site Crescer revela que de 50% a 75% das mulheres sentem dor nas costas durante a gravidez. Eu nunca gostei de ficar fora de estatística! 

O aumento do peso faz com que mudemos nossa postura. Às vezes você não se acha uma "pata" andando de pernas abertas? Fala que sim, para eu não me achar estranha!

Sempre tive dor na região lombar, por causa do popozão. Mas agora, a dor está ficando generalizada. Principalmente na região dos ombros. Devo estar parecendo aquelas meninas de 12 anos. Quando  começa a crescer o peito andam concurdas. Mas é verdade. Sinto que estou meio torta! rsrsrsrsrs

"Sem exageros, Bruna. Você só está entrando na 19ª semana da gestação", muitas comentam. Mas, é verdade. Estou sentindo isso.

'A maioria das grávidas assume uma posição incorreta: barriga para a frente, ombros para trás e pescoço arqueado', observa o ortopedista que deu a entrevista para o site Crescer. Mas é tão bonitinho você esticar a barriga para frente, e mostrar: "oh, o Miguel aqui gente!" Tá bom, não pode! Já entendi. Vou tentar corrigir a postura. Difícil, para quem durante 25 anos nunca teve postura de bailarina.

Amanhã é dia de nutricionista! Acho que já comi tudo que não podia durante os 5 primeiros meses. Devo levar um puxão de orelha, e serão cortadas várias delícias!

Olha só... eu não fumo, não estou bebendo nada de álcool durante a gestação, eu não estou comendo sashimi (peixe cru) que amo porque disseram que é perigoso, parei de tomar tereré (por causa da cafeína), que era meu vício de todas as tardes... Mas, por favor, não corte todos os doces e refrigerantes. São os únicos vícios que eu preciso! rsrsrsrrs

E vocês? Como estão se alimentando? Amanhã conto para vocês como foi a consulta.

Agradeço imensamente o comentário de vocês e visita diária no blog!

O blog começou no início do mês e já estamos atingindo 1000 visitantes. Miguel está até chutando a pança de felicidade! =)

Uma ótima terça!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Papai sentiu meu chute: yes!

Fashion demais, né?
Estou com muita vontade de fazer uma
com a "foto" do Miguel...

Ontem o Miguel estava agitado. Ele deve ter me chutado umas 15 vezes consecutivas em menos de cinco minutos. Disse ao Gian que ontem o Miguel estava arretado. Pedi que colocasse a mão na minha barriga para senti-lo.

Mas por que os homens têm mania de colocar a mão em forma de concha? Seguindo a lei de Murphy, o Miguel chutou três vezes bem no "oco" da mão, e aí, claro, papai Gian não sentiu nada e ainda disse: "Ah, amor. Você sente por dentro, mas não tem como eu sentir por fora."

Expliquei que eu sentia por fora quando colocava a mão sim. Então, expliquei que ele deveria colocar as pontas dos dedos na barriga. Alguns segundos se passaram e "TUM". Olhei para ele e disse: "Sentiu agora?" Ele com cara de espanto e com vontade de rir respondeu: "Senti".

Pronto. Agora ele acreditou que o Miguel está brincando na minha barriga. Ele sentiu. Descreveu a sensação como uma "saltadinha leve". Foi isso mesmo. =)

Cada dia, uma novidade. Muito feliz!

Ótima segunda para todos!

domingo, 23 de maio de 2010

Dividindo com vocês

Miguel, apareça para os visitantes do blog!

Como foi o seu final de semana? O meu, do Gian e do Miguel foi ótimo. Domingão foi dia de colocar a casa em ordem e começar a pensar no quarto do Miguel. Grande período da tarde foi dedicado aos estudos. Até o Miguel entrou na dança. Chutou e pulou, mas quando viu que meu livro não sairia das minhas mãos nem o outro livro sairia das mãos do papai, desistiu e voltou a dormir. Ele já sabe que é muito importante o nosso estudo, para o futuro dele! ;)

Recebi um e-mail bem bacana da mamãe Katiane Tavares com foto dela grávida e já com o bebê no colo. Vou postar nesta semana. Ela encaminhou também um arquivo com sites relacionados a gravidez. Achei o máximo e decidi dividir aqui com vocês:

http://revistacrescer.globo.com/
http://guiadobebe.uol.com.br/
http://www.thity.com.br/
www.vanessaguimaraes.com.br
www.kokada.com.br
www.bertagoncalez.com.br
www.ri-po-pi.com
www.atelierra.com.br
http://www.quartocrescente.com
www.atelieradrika.com.br
www.quartodelua.com.br
www.losninos.com.br
www.somniare.com.br
www.decoritababy.com.br
www.cadeonene.com.br
www.biramar.com.br
www.atelierlebebe.com.br
www.verdeira.com.br
www.patyvitaliloja.com.br
www.bebefermier.com.br
www.alexandraabujamra.com.br
www.fululi.com.br
www.zazou.com.br
www.babymaryann.com.br
www.mamart.com.br
www.bellepetit.com.br
www.criandoartebebe.com.br
www.daniellacravoecanela.com
www.tiroliro.com.br
www.decoragora.com.br
www.peppermintplace.com.br
www.biabia.com.br
www.elianasposito.com.br
www.repeteco.com.br
www.kabanakids.com.br
www.planetabb.com.br
www.plazababy.com.br
www.moveiscanaa.com.br

São sites de decoração, roupas para grávida, enxovais para bebês, enfim, inúmeras ideias só para a gente!

Um ótimo final de domingo para vocês!

sábado, 22 de maio de 2010

Introdução de novos alimentos na dieta de seu filho


Clique no folder para ampliá-lo

Laís Morais, visitante do blog (que ainda não está grávida, mas já pensando em casamento rsrs), é enfermeira e irá ajudar as mamães do blog com os cuidados que deve ter... Ela encaminhou um folder que fez na época da faculdade sobre a introdução de novos alimentos na dieta do seu filho. Muito legal! =D 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Arrumando o quartinho do Miguel

Este não é o quarto do Miguel.
Apenas trouxe uma ideia para as mamães que passam por aqui.

Bom dia, pessoal! Ontem à tarde vi itens básicos para o quarto do Miguel, como berço, trocador e uma cama de solteiro com cama auxiliar (tipo bicama). Desde quando nos casamos, estávamos na pendência de mandar fazer o armário da cozinha. Ontem é claro, já providenciamos um. Porque o quarto do Miguel, por enquanto, é composto por alguns dos presentes que ganhamos de casamento, e por falta de armário, ainda estavam nas caixas! rsrsrsrsrs 

De qualquer modo, semana que vem a cozinha estará pronta e o quarto do Miguel desocupado para começarmos a arrumar. Mas agora preciso dividir com vocês uma angústia. Quando eu e o Gian decidimos reformar o apê, antes da casar, colocamos papel de parede na sala e nos quartos. Ocorre que, no quarto do nosso Miguel,  o papel de parede é dessa cor, ou seja, salmão.

Eu entro no quarto, olho na parede e me pergunto: por que que eu fui escolher essa cor? De qualquer forma, não tem como mudarmos o acontecido. E estou pensando em alternativas para decorar o quarto e deixar a cor da parede em último plano. Por isso coloquei a foto acima de um quarto de bebê. Vi que se colocar uma faixa verde (pode ser aqueles adesivos de parede e não necessariamente papel de parede), a cara do quarto fica mais masculina. Acho que o negócio é ousar com as cores da decoração para azul, verde, branco e laranja, fazendo com que o papel de parede não ganhe nenhum destaque.

O Gian deu a ideia de trocarmos de quarto com o Miguel. Por que? Nosso quarto é azul. Porém o quarto do Miguel é maior para colocar berço, cama de solteiro e cômoda. Fica melhor distribuído, entende? Agora é pensar num modo barato e original para transformarmos um salmão em um quarto lindo para o nosso príncipe. Ideias serão super bem vindas, viu? 

Ontem comprei a edição de maio da revista PAIS E FILHOS. Gostei muito da linha editorial da revista, principalmente porque a maioria das matérias é escrita por pessoas que, como nós, estão passando pelo momento da gravidez ou da criação dos filhos. Indico a vocês!

Não esqueçam de me ajudar com a decoração do quarto do Miguel. Aguardo sugestões. E também, encaminhem suas dúvidas sobre gravidez e fertilidade  pelos comentários do blog ou no e-mail brunagirotto@gmail.com, para que a especialista responda semana que vem.

Ótima sexta! Divirtam-se!

Seriado "Friends": Rachel conta a Ross que está grávida


Quantos papais não ficam em "estado de choque" igual ao Ross ao serem informados sobre a gravidez? A cena do seriado "Friends" só é cômica no vídeo. O apoio do novo papai é muito importante à nova mamãe. Afinal, um filho não é feito apenas por uma pessoa, certo?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Várias coisas boas!

Quem disse que grávidas não podem andar na moda?  (Site: Capricho)

Ontem o bebê mexeu tanto o dia todo. Mas pelo estágio da gravidez ainda são mexidas leves. Já ouvi as novas mamães dizendo que quanto maior fica o nosso bebê, mais forte ficam seus chutes e cabeçadas. Não vejo a hora de sentir então!

Acho que o Miguel, desde a barriga, tem uma personalidade bem autônoma. Quando o papai Gian coloca a mão na barriga, o bebê brinca de "estátua" e não mexe mesmo. Se brincar o Gian vai começar achar que estou louca quando digo que sim, ele mexe sim! hehehehehe

Isso que é único para nós, mulheres! As sensações e transformações ocorrem em nossos corpos. O papai, claro, é telespectador assíduo e aguarda na mesma ansiedade pelas mudanças. Mas somos nós, mulheres, que sentimos primeiro. Tudo por sinal! Desde o enjoo até a dor do parto. Está bem que essa última a gente poderia dividir com o papai, não é?

Agradeço a todos que estão votando no blog para torná-lo o TOP BLOG da semana. Em um dia, chegamos a terceira colocação! =) Uhuu! Não disse que a união de todos faria com que o blog chegasse ao topo!? Agradeço mesmo!

Estou começando a "perder" roupas. E vocês? Sensação estranha de não entrar naquela calça que até alguns meses estava tão folgada. Por mais que eu saiba que são efeitos comuns da gravidez, é uma sensação muito louca! Agora sim: chegou a hora de usar e abusar das roupas de grávidas!

Para finalizar, gostaria de informá-las que consegui contato com a Dra. Carolina Ynterian. Ela responderá, uma vez por semana, as dúvidas das leitoras sobre gravidez e fertilidade. Podem encaminhar pelos comentários. Além de ter duas filhas e conhecer tudo que estamos passando, ela é mestra em bioquímica e especialista em biologia molecular. Aguardo suas dúvidas!

Ótima quinta!

Modo diferente de contar sobre a gravidez ao novo papai...

Recebi o vídeo do meu primo e publicitário Italo Vetorazzo e gostaria de compartilhá-lo com vocês!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vamos votar!

O nosso blog está participando de uma votação para ser o TOP BLOG da semana! Sei que se cada um de vocês votar, a gente atinge o topo! Uhuuu!

Para isso, basta clicar no link, à direita, escrito: "TOP BLOG - Este Blog está participando" !

O que eu ganho com isso? A publicidade do blog, gratuita, nos sites dos Vídeos Incríveis! =)

Se puder, conto com a colaboração de vocês!

Bjs! =)

Essa propaganda me emocionou!

Semana cheia de emoções...

Recebi segunda-feira, por Orkut, uma mensagm da querida Sônia Gaspar. Nela estava escrito que estar grávida não é estar doente, como também não é igual não estar grávida. Acho que quem está ou já esteve entende bem esse recado. É algo único e inexplicável.

Na segunda-feira tive consulta médica, antes de fazer ultrassom. Tudo nos conformes com meus exames de sangue. Minha pressão estava um pouco alterada, mas acho que era a emoção e ansiedade em descobrir o sexo do Miguel. Ontem ela já estava normal. Por sinal, mamães de plantão, não esqueçam de verificar sempre a pressão. É muito importante cuidá-las por você e pelos bebês! Mesmo mulheres que sempre tiveram pressão normal, podem ter pressão alta na gravidez. Converse com seu médico sobre isso.

Ontem acordei com dor nas costas. Meu pai falou no seu programa de Rádio que eu tenho medo de dormir de barriga para baixo e amassar o bebê. Não acreditem nas brincadeiras do sr. Girotto, queridos! rsrsrs É claro que eu nunca disse isso. Ao contrário, disse que não consigo dormir nessa posição porque me dá falta de ar. Na verdade, desde 2004, quando retirei uma das trompa, fiquei um período só dormindo de barriga para cima. E depois, acabei me acostumando. Por isso que não está sendo difícil dormir do lado esquerdo ou de barriga para cima.

Hoje quero voltar a correr no final da tarde. Com toda cautela recomendada e na velocidade devagar quase parando.. hehehehe  Vocês não me contaram o que estão fazendo (ou fizeram) como atividades físicas durante a gravidez. Será que tenho alguma gravidinha parceira de corrida, que acessa o blog? Comente!

Meus desejos alimentares acabaram. Acho que os desejos foram só no segundo mês. Tive desejo por kiwi, carambola, morango... enfim, só frutas azedinhas. Também, tive um desejo imenso por pamonha e, acreditem, miliopã (um salgadinho gigante que vem em um saco gigante, que tem gosto de isopor).

Fiquei um período sem conseguir colocar leite na boca, o que não era bom para o bebê. Leite tem cálcio, então, o que ajuda na formação dos ossinhos. Já hoje, consigo tomar leite puro (o que nunca na minha vida tinha conseguido). Mas até hoje não consigo comer uma fibra que tomava de manhã antes da gravidez. Acho que isso ocorreu porque comia quando estava enjoada, e ainda não sabia que estava grávida. Depois, peguei "urgh"! E vocês, tiveram desejos ou enjoos?

Dia 26 tenho consulta com a nutricionista. Um mês para conseguir marcá-la. Mas agora, vou ter o acompanhamento até o parto (uma consulta por mês). Acho que engordei mais que deveria pelo período, mas antes de contar, como leiga, vou na consulta, verificar certinho e divido aqui com vocês depois.

De qualquer forma, a partir do dia 26 irei seguir a risca para engordar só o necessário. Como a querida Ellen me disse ontem no Orkut, infelizmente, quando engordamos um pouco a mais do que deveríamos durante a gravidez, fica mais difícil perder o excesso após o parto.

Bom, acho que agora estamos quites! Como prometido, voltei a contar sobre minha rotina e dividir meus anseios e dúvidas com todos que passam aqui.

Uma quarta-feira linda para vocês.   

Ultrassom em 3D


Clique na imagem para ampliá-la

Todas as mamães e papais sonham com o dia em que irão ver pela primeira vez o rostinho de seu bebê. Uns conseguem ver antes, por meio do ultrassom 3D, outras têm de aguardar o dia do parto. Mas uma coisa é única entre todas as mamães: a emoção é muito forte!

Recebi, por e-mail, o exame de ultrassom em 3D da Myuki, a princesinha da Renata e do Carlinhos. Como a tecnologia está cada vez mais evoluída, não é?

A primeira vez que ouvi falar em ultrassom 3D foi quando a ex-mulher do cantor de axé Netinho estava grávida em 1998.  Acho que me marcou pelo fato da filha do casal chamar-se Bruna também. Inclusive o cantor Netinho fez uma música para sua filha. Acho que é a única do Brasil que foi feita para uma "Bruna". rsrsrs

O que achei bem original foi o presente entregue aos amigos na maternidade. Eles fizeram botons com a a imagem do bebê em 3D.

A modernidade é tamanha que já se ouve falar em ultrassom 4D! Graças a Deus que a tecnologia sempre evolui!

Tenham um ótimo dia!  

terça-feira, 18 de maio de 2010

Meu Pequeno Príncipe



"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
(Do livro O Pequeno Príncipe)

Esse vídeo diz tudo, não é?

Agradecimentos


Não há como vir aqui hoje, sem agradecer imensamente os comentários que recebi de todo mundo ontem e hoje.  Muito obrigada pelo carinho. Batemos recorde ontem: foram 219 acessos únicos, ou seja, 219 computadores diferentes acessaram o blog.

Quero continuar levando a mensagem da gravidez por esse Brasil, e só posso fazer isso com a ajuda de todos vocês. Cada comentário é essencial para que eu possa escrever os próximos 'posts'. São os meus termômetros. Continuem aqui com a gente, viu?

Li, esses dias, uma frase muito linda sobre esse momento especial:  "Quando o amor de duas pessoas não cabe dentro delas, nasce uma nova vida." 

Amanhã volto a contar um pouco da minha rotina e compartilhar alegrias e medos.

Tenham uma ótima terça!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ultrassom do Miguel




Queridos, ao editar o vídeo, coloquei duas vezes "pipi", onde eram outras coisas... Relevem. O dia foi bastante intenso hoje! =) rsrsrss O que vale é o primeiro "PIPI"! hehehehe =)

Quero dividir esse momento especial com todos que entram aqui!

Minhas gravidinhas queridas!



Olha que lindas! As gravidinhas Kitty, Suellen e Simara encaminharam suas fotos e como combinado na semana passada, aqui estão! Se você ainda não mandou, ainda tem tempo: brunagirotto@gmail.com .

Obs.: Clique na foto para vê-las em tamanho maior.


Miguel: um anjo a caminho!


Não disse que viria aqui contar para vocês, em primeira mão! =) Miguel está a caminho! Estamos muito felizes! =)  Segundo o papai, já é flamenguista desde a barriga! "Temos de providenciar um macacão do Flamengo", foi a primeira frase do papai coruja! hehehehehe

Se a tabela chinesa funciona ou não, comigo deu certo! rsrsrsrs

Obrigada pelo carinho imenso de todos vocês!

Tenham um ótimo final de noite.
  

É menino ou menina?

Será que é menino ou menina?


Hoje "caí da cama". Será que é a curiosidade? Não lembro do meu sonho desta noite. Nem se sonhei com criança. Mas dormi muito bem. Acordei descansada! 

Como está o seu sono, gravidinha? O bebê não está deixando você dormir? Ainda não cheguei na fase em que o bebê atrapalha o sono. Mas já estou treinando para dormir do lado esquerdo. Se você ainda não sabe, é uma ótima ideia aprender a dormir deste lado. "A posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e útero com mais facilidade e ajuda os rins a eliminar os líquidos desnecessários." (Fonte: site BabyCenter).

Os médicos, normalmente, informam isso nas consultas de pré-natal. Converse com o seu médico a respeito!

É claro que à noite teremos um POST novo aqui! O ultrassom será no final do dia. Então, aguardem novas atualizações: em rosa ou em azul? =) rsrsrs

Tenham uma ótima segunda-feira! 

domingo, 16 de maio de 2010

Tabela chinesa: será que funciona para saber o sexo do bebê?

Tabela chinesa: será que acerta o sexo do bebê?

Boa tardeeee! =) Como todo mundo já está cansado de ler, amanhã é o dia que irei descobrir o sexo do bebê! Acessando diversos sites, descobri essa tal de TABELA CHINESA acimaPor meio dela, segundo informado no site Rota83, tem como saber o sexo do bebê. Será?

A primeira coluna à esquerda é a idade lunar da mamãe. Você soma a sua idade atual mais um (exceto mamães que fazem aniversário em janeiro e fevereiro que não precisam somar nada). Com o resultado, você vê o mês de nascimento da mãe e descobre o sexo do bebê.

Vamos ver, pela tabela, qual é o sexo do meu bebê?

Tenho 25 anos. Como sou nascida em outubro, tenho de somar mais 1, para chegar a minha idade lunar. Então 26... Olhando em outubro.. tcham tcham tchaaaam: AZUL!!!!  Conforme a tabela chinesa estou esperando pelo MIGUEL! Amanhã vou ver se ela acertou ou não!

E você que já sabe o sexo do seu bebê? Comente aqui se a tabela deu certo ou não... =)  E você que está GraVidinha e ainda não sabe o sexo, também deixe o seu comentário! Depois vamos ver se a tabela acertou ou não!

Ótimo domingo!

sábado, 15 de maio de 2010

Não é só tri... é um exemplo de vida!

Lembrancinha de maternidade para quem espera trigêmeos

Bom dia, visitantes! Ontem recebi um comentário de uma gravidinha muito especial: ela está esperando por três príncipes em sua vida. O Arthur, o Armando e o Adriano. É a Leandra, que mora em Curitiba e tem uma história mesclada com tristeza e alegria. Grávida dos três príncipes mais amados e maravilhosos, ela perdeu seu namorado, o Junior, em um acidente. 

Quis compartilhar o comentário dela com todas vocês que visitam o blog, pois é uma lição de vida ver a força que há dentro desta mulher. Principalmente quando ela diz que terá de criar os filhos sozinha, mas tem fé que o Junior estará com eles sempre! Não só o Junior, mas Deus estará sempre com vocês!

A vida às vezes nos prega uma peça, não é, Leandra? Em um momento tão esperado, amado e feliz, nossa vida é modificada bruscamente. Tenho certeza que o Junior já está com vocês, ajudando a preparar o parto e depois ajudará nos cuidados com os bebês, estará no primeiro dia de aula, quando cair o primeiro dentinho, e assim, sucessivamente. 

Esse homem foi e é tão especial em sua vida que deixou você com um presente divino: os seus três príncipes. 

Sobre as dicas sobre a sua gravidez, eu pesquisei e encontrei um site bem bacana voltado à multiplos - principalmente trigêmeos - que é o http://www.trigemeos.com.br/.

Recebo semanalmente newsletter do http://www.bebe.com.br/, contando como está minha gravidez naquela semana, os cuidados que devo ter e tudo mais. Bem bacana, também!

Se possível, encaminhe uma foto sua com seus pimpolhos na barriga, para brunagirotto@gmail.com para divulgarmos aqui no blog. Não só a Leandra, mas todas as mamães que nos acessam, encaminhem suas fotos! Vamos enfeitar o blog com esse momento tão bacana de cada uma.

Deus com certeza abençoará todas nós, nesse momento muito especial!

Tenham um ótimo sábado!


sexta-feira, 14 de maio de 2010

17 semanas



Não ia deixar vocês por fora da foto mais recente. Tirei hoje. Já são 17 semanas! Estou me sentindo feia, enorme.. coisas de grávidas! hehehehehe

Gostaria que as mamães que visitam meu bloge ncaminhassem e-mail para brunagirotto@gmail.com com suas fotos de grávida e com o bebê já no colo. Semana que vem irei publicá-las aqui.

Meu recadinho especial vai para a Simara. Tenho certeza que Deus está protegendo você e sua filha. E como está vacinada contra rubéola, tudo sairá perfeitamente bem no resultado do exame! Estou rezando por vocês, flor! 

Obrigada também pelos comentários da Adrielle, Natália e  Kitty. 

Ótima sexta a todas as pessoas que passam por aqui.

Exame de sangue: que susto! Mas, passou... ;)


Quando descobri que estava grávida, a primeira pergunta que minha mãe fez foi se eu tinha me vacinado contra rubéola. Corri para achar meu cartão de vacina e lá consta que fui imunizada em 2007. Ufa, um alívio! O bebê estava protegido.

Ontem fui pegar aquele batalhão de exame de sangue que o médico pede para a grávida fazer. Eu estava mais preocupada com minha glicose, já que no último exame ela estava abaixo do normal. Dessa vez, estou com a glicose regulada, graças a Deus!

Quando cheguei na rubéola, o susto! Estava assim:

Rubéola IgG - positivo
Rubéola IgM - negativo

Como assim positivo? Uma reação de medo e descrédito, pois estava ali em minhas mãos o meu cartão de vacina. Lembro que na hora veio na minha mente fotos de crianças que a mãe teve a doença na gravidez. A maioria, infelizmente, nasce com má formação. Então lembrei também de ter estudado que a grávida não tem os sintomas da doença, e por isso que atinge diretamente o bebê.

Já faltavam forças para ligar para o meu irmão. Ele é médico e especialista em tratar pessoas com câncer (oncologista). Liguei e disse: "Gu, estou assustada com o meu exame de sangue. Deu positivo a rubéola IgG." Ele perguntou: "E a IgM?" Eu falei: "IgM deu negativo". Ele falou: "Então fica tranquila o Miguelito vai nascer perfeito". (ele garante que vai ser menino.. hehehehe)

Cheguei a conclusão do perigo que uma pessoa corre ao tentar entender um exame de sangue. O susto foi tanto que minhas pernas ficaram bambas, e aquela sensação de tremedeira estava presente.

Então, o Gustavo, com a maior paciência do mundo me explicou: "Bruna, IgG positivo significa que você já teve contato com o vírus. Ou você já teve a doença, ou tomou a vacina. Como você foi vacinada em 2007, agora que está grávida, o corpo cria anticorpos contra a doença, e por isso que consta positivo. Agora, se o IgM desse positivo, significaria que você teve a doença recentemente ou estaria com a doença, o que não é o seu caso."

Quem nunca abriu um exame de sangue, antes de chegar à sala do médico? Atire a primeira pedra. Eu sou curiosa, abro, fuço... hehehehe

Acima coloquei o quadro que encontrei na internet mostrando que, com o meu resultado, estou imune! =) Felicidade pura!

Agora, uma atenção para você que ainda não é mamãe, que não está grávida: vacine-se contra a rubéola! Quando estiver grávida, você não poderá tomar a vacina. Vai agora mesmo no posto de saúde, não irá doer nada, lhe prometo!

E depois, tenha a mesma sensação de alívio e cuidado com o bebê que estou tendo agora!

Tenham uma ótima sexta!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dúvidas que passam pelas nossas cabeças.


Ontem eu e meu marido estávamos conversando sobre como o corpo da mulher transforma-se em uma gravidez. Eu falei: "Depois que sai o bebê, essa pele da barriga esticou toda, e aí?" Ele disse: "Aí com o tempo volta ao normal". E ainda brincou comigo: "Não vê a Gisele Büdchen?" E começamos a rir. Então eu falei: "Gisele é mito. Assim como Pelé é mito. Não venha comparar uma pessoa que tinha um IMC baixo comigo." E ficamos rindo da situação...

Mas é verdade gente! Nós temos a ideia de nos compararmos com pessoas que tem corpo, altura e peso totalmente diferentes dos nossos. Então viveremos numa ilusão eterna. Por óbvio que se eu continuar cuidando do meu corpo, fazendo exercicio, depois o corpo voltará com mais facilidade. Mas dificilmente, voltarei com o corpo da top model. Até porque, nunca o tive. =) É isso que, nós mamães da vida real, temos de ter na cabeça. Parar de comprar histórias vendidas em revistas e achar que conosco acontecerá da mesma forma.

Cada um é cada um. E todos são felizes mesmo assim!

Quando estava conversando com meu marido, a minha dúvida maior era sobre a pele. Porque estica, estica e aí saí o bebezinho e então?  Mas como ele disse: "Deixa para se preocupar com isso depois, tudo voltará a ser como era antes"!

Ontem fiz minha camida e meu trote. Nesse frio é gostoso porque termino os exercícios quentinha! Ontem brinquei com o maridão que estou parecendo aquelas crianças que crescem e os pais não trocam a roupa de inverno. Estava com uma camiseta de manga comprida, que ganhei dos meus pais mês passado, e ela já está querendo ficar curta na barriga. Foi aí que eu e o futuro papai nos deparamos com o tamanho da pancinha: "Cresceuuu, né?!" =)

Vou dividir com vocês uma foto do meu álbum de casamento! De um dia muito feliz em nossas vidas. A partir desse dia, o sonho de ser papai e mamãe ficava cada vez mais perto. 

Tenham um ótimo dia!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dica para presentear a mamãe e o bebê


Achei super fofo esse quadro. 

Bom dia, mamães e futuras! Ontem à noite dei uma passadinha por aqui e resolvi dar uma atualizada no layout do blog. Vocês poderão acompanhar minhas postagens no twitter e ouvir músicas (se não gostar, é só apertar 'pause' rsrsrs)!

Aproveitei que já estava aqui e postei uma foto minha com 15 semanas de gestação. Agora todos poderão "NOS" conhecer. :) 

Eu achei tão lindo esse quadrinho aí em cima. Mas tive uma ideia e já passei para minha tia executá-la. Transformar o quadrinho em ponto cruz. Só falta eu dizer para ela o nome do baby! O resto ela já captou minha mensagem. Faz os bonequinhos e os nomes, tudo em ponto cruz. Fica a dica para você. Se não estiver grávida, é uma forma original de presentear a mamãe e o bebê! E melhor: o custo é baixíssimo.

Acho que o frio chegou para ficar aqui em Campo Grande (MS). Nesta madrugada a temperatura atingiu 4,5 ºC. Antes de dormir, estava comentando com meu marido: "Imagina se tem alguém em trabalho de parto agora, neste frio?"  Depois completei: "Ah, deve fazer tanta força que nem fica com frio, né?" Bruna e suas imaginações! hehehehe

Hoje a pancinha amanheceu maior. Agora, só para de crescer no dia do parto, não é mesmo? Muito bom tê-las aqui comigo, todos os dias

Tenham todos um ótimo dia!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Compartilhando com vocês


Eu e o baby com 15 semanas.

Porque essa música tem cara de bebê...

Todo mundo está feliz? Está feliz!


Bom dia, pessoal! O blog está começando a dar problema. Ontem adicionei um comentário da Simara, e não consigo vê-lo postado. Mas, podem ter certeza que recebo tudo por e-mail e fico muito feliz com a participação de vocês!

E esse frio delicioso que chegou? Eu amo frio. Não gosto é de passar frio! hehehehe Mas, agora que estamos barrigudinhas, nada melhor do que muita roupa para sentirmos mais conforto nessa fase, não é?

Ontem, no fim do dia, a temperatura havia caído muito. Acho que devia estar uns 15ºC, quando resolvi caminhar com um amigo meu e de meu marido. Depois de caminhar três quilômetros, disse a ele que estava pronta para dar um trote leve de um quilômetro, na descida. Ai que coisa maravilhosa! Consegui, meninas! Corri devagar, mas corri gostoso! Eu não corro preocupada com a boa forma, mas com o bem estar meu e do baby! Li que correr ajuda no parto e diminui a chance do bebê ter cólica.

Não tive nenhum problema após a corrida. Só faço isso três vezes por semana também, porque não se deve abusar! Mas, estou bem mais disposta! 

Sei dos cuidados que devo ter na corrida. Ontem, participei de um curso que a Unimed de Campo Grande está dando para as futuras mamães. Uma fisioterapeuta explicou que dentre os cuidados que nós, gravidinhas, temos de ter, é olhar bem onde caminhamos e corremos. Isso porque aumenta a possibilidade de cairmos, já que nosso corpo está se preparando para o parto, ficando com os ligamentos frouxos.

E vocês meninas? Quais exercícios estão realizando durante e após o parto? Dividam conosco também suas experiências.

Tenham um ótimo dia!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

17ª semana

100 gramas: peso aproximado do meu bebê com 17 semanas

Bom dia, amigas seguidoras! Quero aproveitar o "post" para mandar um beijo especial para Simara que será mamãe da Ana Beatriz, e torce para que eu seja mamãe do Miguel; para a Kelly, que já é mamãe do Kauê Gabriel, para Adrielle e Maria Cândida. Todas visitam o blog e deixam comentários muito carinhosos. Continuem por aqui, meninas! Um beijo também para Eloísa, que tentou comentar no blog e não conseguiu.

Quando resolvi fazer o blog, imaginava que muitas mulheres também passam, passaram ou passarão pelos medos e anseios que estou passando! E nada melhor do que todas, reunidas, para resolver qualquer dúvida. 

Estou entrando na 17ª semana de gestação. Acabo de ler em um site para futuras mamães que o peso do baby é de 100 gramas e 12 centímetros. Corri para o Google para ter ideia do que esse peso representa. E deparei-me com esse vidrinho de azeitonas (hmmm.. deu desejo.. hehehehehe).

Então, meu baby pesa um vidrinho pequeno de azeitonas... ou mais um pouquinho... o que só vou ter certeza na segunda-feira que vem! 

Desejo uma semana abençoada a nós! Não se esqueçam de beber muita água e passar creme para evitar as indesejáveis estrias. 

Tenham um ótimo dia!  

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia!


Acho que essa mensagem, que achei no Google, diz tudo, não é?

Feliz dia para as futuras e já mamães que visitam sempre este blog!

sábado, 8 de maio de 2010

Atualiza o meu blog, mãe!


Hoje minha manhã foi bastante corrida. Saí com meus pais para resolver algumas pendências. No meio da tarde resolvi deitar um pouco para descansar. Minhas pernas estão mais "sensíveis" do que antes da gravidez. Se eu fico muito tempo de pé, parece que elas ficam pesadas.

Ao deitar, lembrei que não tinha atualizado este blog hoje. Pensei que de ontem para hoje não tiveram muitas mudanças e que talvez tornaria muito repetitiva, por falta de assunto. Pensei: "Atualizo amanhã, que é dia das mães, data especial e tal", e caí no sono.

Despertei-me com o barulho da televisão. Estava deitada do lado esquerdo. Virei, ficando de barriga para cima, e fiz um quatro com as pernas (forma que sempre encontrei para melhorar a dor na lordose - curvatura lombar que fica acima do bumbum).

De maneira instintiva, como faço sempre quando acordo, levei as mãos à barriga, abaixo do umbigo. Mas hoje foi diferente. Não sentia nada "por dentro", mas senti "por fora". Ao colocar minha mão esquerda, do lado esquerdo da barriga, logo abaixo do umbigo, tive uma sensação como se algo de dentro para fora empurrasse, muito levemente, a minha mão.

Pensei: "Devo estar dormindo ainda". Continuei com a mão posicionada, e minutos seguinte, senti dois movimentos consecutivos, o que me deu a certeza que não era sonho e nem o meu batimento cardíaco, e que algo mexia dentro de mim sim.

A felicidade foi imensa. Antes lia nos blogs e sites para grávidas qual seria a sensação de sentir o bebê mexer, e pensava: "Por que ninguém consegue ser objetivo na descrição do movimento do bebê?" Ontem minha mãe disse que a esposa do médico que fez os partos dos meus irmãos disse que a sensação do bebê mexer é a mesma que a pessoa sente ao tocar a língua na bochecha.

Eu tive sensação semelhante. Mas, como se você colocasse a mão na sua bochecha e enchesse levemente ela com ar. Por dentro, ainda não senti nada diferente. Porém, por fora, minha mão sentiu esse movimento. Acho que encontrei uma forma objetiva para as futuras mamães identificar as primeiras mexidinhas do bebê.

Eu que não tinha assunto novo, ganhei de presente de dia das mães - adiantado - o primeiro movimento do bebê que senti, como se ele dissesse: "Atualiza o meu blog, mãe"!  Por isso, cá estou!

Tenham uma ótima noite de sábado!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O dia em que fiz arte!


Antes que me perguntem, é claro que esse barrigão ainda não é meu. Mas a foto é tão objetiva, que resolvi compartilhá-la com todos vocês.

Primeiro, bom dia a todos que estão acompanhando o blog. É muito bom poder dividir minhas expectativas, angústias e realizações com vocês. Como estava falando no último post, a gravidez é composta por diversas expectativas. Acho que mais do que saber o sexo do bebê, estou mais curiosa para sentir o bebê chutar, mexer, nadar ou fazer qualquer movimento dentro de mim.

Ontem eu fiz uma coisa que estava com vontade de fazer há exatamente dois meses. Muitos poderão me chamar de "mulher arteira". Mas, eu considero a expressão "mulher saudável" menos provocativa.

Quando eu descobri que estava grávida, malhava de segunda a sexta e já corria de 5 a 8 km por treino. Isso significa que durante as 5 primeiras semanas da gestação eu tinha uma atividade física intensa, sem saber que estava grávida.

Então, ao descobrir a gravidez, o dilema: parar ou continuar correndo? As médicas em que fui me explicaram que o primeiro trimestre da gravidez é considerado de alto risco, ou seja, é o período de formação fetal, em que a probabilidade de acontecer um aborto é altíssima. É claro que, quando o sonho de ser mãe está concretizado a gente pensa mil vezes no bebê do que em nós mesmas. Então, resolvi parar de correr durante o primeiro trimestre.

Ao fazer uma consulta aqui em Campo Grande, após o primeiro trimestre,expliquei que já corria 8km, antes da gravidez, e gostaria de voltar, é claro, correndo em menor intensidade e distâncias menores (intercalando caminhada e corrida levíssima). A médica foi enfática: só depois que você tiver seu filho. 

Aquilo me deixou mal. Vejo tantas grávidas que correm, até quase o final da gravidez. Porque comigo, que fiz da corrida um estilo de vida, seria diferente? Mas, e o medo de correr e acontecer alguma coisa com o bebê e depois escutar da médica: "não te falei"? Esse é um, dos vários dilemas que a mulher grávida está exposta. 

Há algumas semanas, só de caminhar eu me sentia ofegante e pensava "adeus fôlego conquistado após mais de um ano de corrida". Mas ontem foi diferente. Eu caminhei com fôlego e numa velocidade boa. Estava muito feliz. Então, foi quando decidi dar uma volta de 425m trotando. Finalizei muito bem o trote, num ritmo confortável, que não me deixou cansada e nem com qualquer dor.  

Voltei para casa eufórica de felicidade. Há quem considere a corrida algo impactante para o bebê. Mas gente, eu não vou correr uma maratona. Só trotes leves. E já li tanto que isso ajuda a levar o oxigênio ao bebê, a mantê-lo num peso saudável, assim como o meu peso também. Eu corria durante o primeiro mês da gestação, sem saber que estava grávida, e por que agora que o risco de aborto é baixo eu vou ficar apenas caminhando?

Vou compartilhar isso na próxima consulta médica. Por óbvio, não vou abusar dos trotes. Tudo tem limite. Mas que minha corridinha, curta e com velocidade baixa, me animou... ah, não tenham dúvida que farei essa arte de novo! rsrsrs

Acho que ninguém melhor que você, para conhecer os limites do seu corpo. Principalmente quando os exames de sangue estão ok, você não está com problema de pressão, diabetes ou afins e nem qualquer outra complicação que pudesse prejudicar meu bebezinho lindo!

Vamos ver se na próxima consulta recebo um puxão de orelha ou um elogio! =) Apostem suas fichas!

Tenham um ótimo dia!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Gravidez é sinônimo de expectativas...

Ultrassom que fiz com 12/13 semanas

Pode falar o que quiser, mas a gravidez é sinônimo de expectativas. Será menino ou menina? Quando vou sentir o bebê mexer? Parto normal ou cesária? Qual será o dia do nascimento? São diversos questionamentos que norteiam o pensamento da mulher, do futuro papai e de toda a família.

No início da gravidez, o enjoo foi intenso. Da 5ª a  9ª semana tive muito mal-estar matinal. Segredinho: deixe uma bolacha de água e sal ao lado da cama. Ante de levantar, já coloque um pedaço da bolacha na boca, que o sintoma do enjoo diminui. Pode apostar! Tive enjoo de um perfume que o Gian usa. E o pior: eu quem dei o perfume de presente. Mesmo hoje não sentindo enjoo, o perfume ainda não me agrada. É sentir o cheiro para o estômago ficar embrulhado. Dizem que são os hormônios que fazem isso. E há quem pense que TPM é frescura. Tudo é culpa do hormônio, viu, homens?!

Nos dois primeiros meses, eu não tinha "barriga de grávida". Mas, você tem uma sensação estranha de que sua barriga é imensa, estufada. São as transformações do corpo. Além disso, os peitos ficam extremamente doloridos, e o sono fica intenso! rsrsrsrs Aquele sono na hora inadequada, do tipo, no meio da manhã ou no meio da tarde.

Quando estava com 9 semanas, fiz o segundo ultrassom. Pude ver o feto, já com os primeiros formatos de ser humano. No primeiro ultrassom, eu só enxerguei um pontinho, onde batia o coração. Naquele segundo não, já era um bebezinho gigante de 27mm! rsrsrsrs

O terceiro ultrassom fiz com 12/13 semanas. Ele aparece deitadão, já mexendo os bracinhos, colocando a mão na boca! Coisa linda da mãe! 

Agora, estou no aguardo do ultrassom que farei no dia 17 de maio. Uma expectativa será desvendada: será que é menino ou menina! A família e os amigos estão bem divididos: minha mãe, minha vó Ercília, minha tia Bel, minha tia Deinha acham que será a Valentina; meu pai, acha que será o Miguel.

Quem será que está certo, hein?  Apostem suas fichas!

Tenham um ótimo dia.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

GraVidinha


Achava que era gastrite, fui ao gastro. Lá, fui informada que poderia ser refluxo. Resolvi fazer um teste de gravidez, e a surpresa: POSITIVO. Quando era criança, e brincava de colocar travesseiro na barriga para me sentir "grávida", ficava imaginando como seria o dia que descobrisse que estava esperando um filho. Achava que seria igual novela, sabe? Mas, a sensação foi estranha. É claro que fiquei muito feliz, mas passava um filme na minha mente. Como assim, grávida? Eu não conseguia acreditar que era verdade, porque sempre foi algo que sempre quis. 

Quem já esteve grávida sabe o que vou dizer. A gente só tem certeza que está grávida quando fazemos o primeiro ultrassom. É um coraçãozinho batendo dentro de você! Que coisa de Deus, né? É a essência da vida, ali, diante de seus olhos. Ali sim, a gente entende que todo aquele mal-estar, enjoo matinal, chama-se filho! 

Estou muito feliz, e não poderia ser diferente! E claro, vim compartilhar essa sensação com vocês. Quem já foi mãe, pode me ajudar a mostrar para as futuras mamães e papais, os mitos e as verdades que envolvem a gravidez. 

De post em post, vou deixando vocês a par de tudo o que acontece. 

Tenham uma boa noite!  

De volta.

Olá! Todos sabem da minha paixão pela escrita. Mas, devido a alguns problemas no meu blog antigo, fiquei um tempo afastada desse mundinho virtual. Estou de volta. Pretendo atualizar sempre aqui, para não deixar ninguém esperando! :)

Tenho tantas novidades, que farei questão de compartilhar com todos vocês.

Fiquem com Deus