quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os primeiros seis dias do Miguel


PRIMEIRO DIA - 08 de outubro - Sexta
O Miguel chegou na sexta (08) à noite. Dormimos eu e Gian na maternidade com ele. A primeira noite foi muito tranquila. Ele dormiu a noite inteira. Acho que ainda pensava que estava na casinha chamada útero. Em compensação, dois bebês dos quartos do lado choraram o tempo todo. Agradecemos pela bênção de mantê-lo confortável.

SEGUNDO DIA - 09 de outubro - Sábado
Tiraram minha sonda, tomei banho e comecei a andar. Tudo para evitar gases e ajudar a desinchar minhas pernas e pés. Comecei a amamentar. Sensação inicial não é tão bonita e cor de rosa como pintam. Dói, e muito. E principalmente, temos de achar a melhor posição para mim e para ele. Vi que estava apanhando, mas não desisti. À tarde, uma enfermeira foi ao quarto me ajudar. Ensinou como que eu deveria pegá-lo (colocando o corpinho dele na minha barriga), como ele deveria pegar o bico do peito (o máximo que conseguisse, para evitar de rachar), e também explicou da necessidade de tirar um pouco de roupa para acordá-lo nessa hora. Enfim, foi um mini curso excelente! =)
Uma mulher do registro civil foi ao quarto e já fizemos a certidão de nascimento do nosso pequeno: Miguel Colagiovanni Girotto Fernandes.
Recebi a visita também de uma mulher responsável pelo banco de leite do Hospital El Kadri. Eu estou esperando passar a fase do colostro, e quando o leite descer mesmo, vou doar! Quando nasci, minha mãe não tinha as mamas, então sei o quanto era difícil para ela e meu pai irem atrás de leite materno para mim.
Além disso, recebemos diversas visitas e ganhamos o título de "quarto mais visitado".. hehehehe Só festa!

TERCEIRO DIA - 10 de outubro - Domingo
A madrugada foi tensa. Miguel chorou muito. Era fome, porque mesmo com o curso de amamentação, não tinha muito colostro ainda. Sorte que o médico passou alimentação complementar para ele. Na hora do almoço, recebemos alta e fomos para o apê. Momento de apresentar a casa para o Miguel. Ele dormiu muito bem o dia todo. Fiz questão de dar o primeiro banho. Minha mãe disse que achava que ela quem daria, já que na família tem o costume da vó dar o primeiro banho. Juro que esqueci disso. Estava tão ansiosa em aprender tudo para poder fazer sozinha. Nesta noite, o Miguel já dormiu em seu quarto e seu berço. Minha mãe dormiu na cama do quarto do Miguel. Acordei três vezes à noite para amamentá-lo. O colostro estava começando a aumentar...

QUARTO DIA - 11 de outubro - Segunda-feira
Feriado em MS. Dia da divisão do Estado. O Miguel continuou se comportando muito bem. Mas as cólicas começaram a aparecer. Novo estilo de choro sendo detectado. Às futuras mamães eu digo: "não se assustem, vocês entenderão o motivo do choro de primeira.." É totalmente diferente um do outro... no choro de frio, ele treme os lábios, o de fome ele berra, e o de cólica ele berra, mas mexendo muito as pernas.
O Miguel tinha ficado o dia todo sem fazer cocô. Fiquei preocupada. Liguei pro pediatra (primeira ligação de mãe de primeira viagem) e fui informada que era normal, já que ele não estava comendo muita coisa, mas se eu percebesse que ele estava ressacado, era para colocar supositório glicerinado. Já optamos por essa técnica. Ele fez cocô. Depois descobrimos que um bebê recém-nascido fica até 10 dias sem fazer cocô. O alívio foi gigante!

QUINTO DIA - 12 de outubro - Terça-feira
Mais um feriado, muito tranquilo. Sem muitas novidades. À noite, fomos ver se no Hospital da Criança tinha vacina BCG e de Hepatite B para ele tomar. Foi o primeiro passeio de carro na cadeirinha. Ele dormiu o percurso todo. O hospital só vacinava em horário comercial, e não tinha BCG. À noite, ele mamou muito. O colostro começou a descer sozinho. Só felicidade.

SEXTO DIA - 13 de outubro - Quarta-feira
Hoje foi dia de tomar vacinas. Levamos no posto de saúde. BCG no bracinho direito e 1ª dose da hepatite B na perninha direita. Haja força para segurar as lágrimas. Sei que pode parecer bobeira, mas os hormônios ficam a flor da pele depois de um momento tão especial como esse em nossas vidas. Então, a torneirinha fica aberta mesmo. rsrsrs Voltamos pra casa. Ele dormiu a tarde toda, e a noite deu um baile... mamou muito. Fui conseguir dormir 1h30. Mas aí ele dormiu a noite toda. Só acordei às 5h para alimentá-lo e trocar a fralda!

Em resumo, esse é o Miguel. O nosso anjinho!

Espero ter matado um pouco da curiosidade de todas as futuras mamães!

Ótima quinta-feira!

3 comentários:

  1. oii flor, recebeu minha msg??!!
    Acho q eu sou a pessoa nao mae mais assidua desse blog..ai ai ai..q vontade de ter meu PEdro logo..eeee casamento q nao chega!!
    Semana q vem vou visita-los ta?

    Bjinhus
    =**

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo bbzinho lindo!!!
    Deus abençoe vc sempre!!!
    Agora, a curiosa.. rsrsrs Vcs fizeram exame do pézinho ampliado e o exame da orelhinha?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, Bruna...
    Pensei que pelo menos uma menção honrosa eu teria.
    Afinal, eu fui o primeiro a testar os reflexos do meu digníssimo sobrinho!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.