quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Soninho gostoso!





Ontem o Miguel estava com cólica. É uma puta sensação de impotência. Principalmente porque eu cortei fritura, chocolate, café e refrigerante, alimentos que dizem que dariam cólica. Estou comendo mais frutas, legumes, sopas... tudo para que ele não tenha cólica. Porém, intestino novo é assim mesmo. O coitado ficou acordado a tarde toda e só chorava de cólica! Hoje, está repondo o sono. Dormiu gostoso o dia todo! Aproveitei para clicar ele e mostrar para vocês! =)

Estamos chegando nos 10.000 visitantes no blog em 5 meses! Obaa! 
Ótima quinta!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

De olhos bem abertos!


Sou o Miguel, muito prazer!

São 12 dias de muito amor, muita dedicação, muito cuidado, muito apego, muita felicidade. Quando lembro do primeiro ultrassom, quando o Miguel ainda tinha 2 milímetros de tamanho, e olho hoje no berço, um bebezão com 52,5 cm (sim, cresci 1 cm já), dá um orgulho! =) Sensação de dever (da gravidez) cumprido!

Vou responder aqui as perguntas que mais ouço...

Recebi um comentário perguntando se eu havia feito os testes neonatais, como o do pezinho. O pediatra do Miguel indicou para serem feitos amanhã. Ele entende que na maternidade pode haver alterações devido ao líquido amniótico e tal, enfim... amanhã os testes serão realizados! =)

O leite desceu? Sim, desceu. Agora, já está na fase final do colostro e do início do leite intermediário. Depois dos 15 dias, aí sim desce o leite (propriamente dito).  O Miguel está se esbaldando.. falta chegar com a canequinha! hehehehehe

Está sentindo dor por causa da cesárea? Não. A médica passou um antilflamatório porreta, porque eu sou extremamente alérgica, e não posso tomar aas, paracetamol e dipirona. Hoje tirei os pontos. Na verdade, não sinto dor, e sim uma ardência na região. Normal, né? Afinal, está tudo cortado! hehehehe

Como está sendo a sua rotina diária? Miguel acorda entre 5h30 e 6h30 para mamar. Depois, eu volto a cochilar com ele. Depois acordo, tomo banho, café e faço o que tiver de fazer. Às 10h30 damos o primeiro banho e ele mama de novo. Normalmente, ele dorme até umas 14h. É o tempo que tenho para almoçar. Em seguida, ele mama e cochila, até umas 17h30. Então damos o segundo banho no Miguel e mais uma hora de mamar. Ele dorme e é hora de eu lanchar tb! rsrsrs Depois das 19h sento para estudar e espero ele acordar para dar mamar (o que acontece entre 20h e 21h). Em seguida, ele cochila e entre 23h e 00h mais refeição pra ele. Depois é esperar a madrugada... ele acorda entre 1h e 2h da manhã, e dorme até às 5h30 do dia seguinte! Esse menino é um reloginho! hehehehehe As fraldas são trocadas tb, mas aí, não tenho como colocar os horários! =)

Quem está te ajudando? Minha mãe e o Gian. Ela está aqui desde o dia do nascimento do Miguel. É quem me ajuda nos afazeres domésticos, ela dorme com o Miguel, e me acorda para amamentar. Enfim, está me ajudando muito! O Gian é quem me ajuda com as tarefas externas, coloca o Miguel para arrotar, corta as unhas dele... estou muito bem amparada!

Por hoje é só! =)
Ótima quarta para todos vocês.  

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mais fotos do Miguel





O Miguel está muito bem, obrigada! =) Ele é um anjo, que só chora mesmo quando a cólica aperta. Quano é fome, ele dá a dica: coloca as mãozinhas na boca.

Hoje ele fez 10 dias! Levamos ao pediatra e recebemos elogios sobre os cuidados do pequenino!

Depois farei um post mais completo com dicas e ideias para as futuras mamães!

Mas passei mesmo para mostrar o Miguel para todas que entram aqui!

Ótima segunda!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Meu filho!



Meu filho
Tão menino, tão criança
O meu céu, minha esperança
Meu motivo de canção

Você que enfeitou meu paraíso
Que deu vida ao meu sorriso
É só teu meu coração

Meu filho,
Meu amigo verdadeiro
Meu pequeno companheiro
Eu preciso de você
Meu filho,
Meu amor, meu pensamento
Minha vida, meu momento
Meu motivo de viver

(Meu Filho - José Augusto)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os primeiros seis dias do Miguel


PRIMEIRO DIA - 08 de outubro - Sexta
O Miguel chegou na sexta (08) à noite. Dormimos eu e Gian na maternidade com ele. A primeira noite foi muito tranquila. Ele dormiu a noite inteira. Acho que ainda pensava que estava na casinha chamada útero. Em compensação, dois bebês dos quartos do lado choraram o tempo todo. Agradecemos pela bênção de mantê-lo confortável.

SEGUNDO DIA - 09 de outubro - Sábado
Tiraram minha sonda, tomei banho e comecei a andar. Tudo para evitar gases e ajudar a desinchar minhas pernas e pés. Comecei a amamentar. Sensação inicial não é tão bonita e cor de rosa como pintam. Dói, e muito. E principalmente, temos de achar a melhor posição para mim e para ele. Vi que estava apanhando, mas não desisti. À tarde, uma enfermeira foi ao quarto me ajudar. Ensinou como que eu deveria pegá-lo (colocando o corpinho dele na minha barriga), como ele deveria pegar o bico do peito (o máximo que conseguisse, para evitar de rachar), e também explicou da necessidade de tirar um pouco de roupa para acordá-lo nessa hora. Enfim, foi um mini curso excelente! =)
Uma mulher do registro civil foi ao quarto e já fizemos a certidão de nascimento do nosso pequeno: Miguel Colagiovanni Girotto Fernandes.
Recebi a visita também de uma mulher responsável pelo banco de leite do Hospital El Kadri. Eu estou esperando passar a fase do colostro, e quando o leite descer mesmo, vou doar! Quando nasci, minha mãe não tinha as mamas, então sei o quanto era difícil para ela e meu pai irem atrás de leite materno para mim.
Além disso, recebemos diversas visitas e ganhamos o título de "quarto mais visitado".. hehehehe Só festa!

TERCEIRO DIA - 10 de outubro - Domingo
A madrugada foi tensa. Miguel chorou muito. Era fome, porque mesmo com o curso de amamentação, não tinha muito colostro ainda. Sorte que o médico passou alimentação complementar para ele. Na hora do almoço, recebemos alta e fomos para o apê. Momento de apresentar a casa para o Miguel. Ele dormiu muito bem o dia todo. Fiz questão de dar o primeiro banho. Minha mãe disse que achava que ela quem daria, já que na família tem o costume da vó dar o primeiro banho. Juro que esqueci disso. Estava tão ansiosa em aprender tudo para poder fazer sozinha. Nesta noite, o Miguel já dormiu em seu quarto e seu berço. Minha mãe dormiu na cama do quarto do Miguel. Acordei três vezes à noite para amamentá-lo. O colostro estava começando a aumentar...

QUARTO DIA - 11 de outubro - Segunda-feira
Feriado em MS. Dia da divisão do Estado. O Miguel continuou se comportando muito bem. Mas as cólicas começaram a aparecer. Novo estilo de choro sendo detectado. Às futuras mamães eu digo: "não se assustem, vocês entenderão o motivo do choro de primeira.." É totalmente diferente um do outro... no choro de frio, ele treme os lábios, o de fome ele berra, e o de cólica ele berra, mas mexendo muito as pernas.
O Miguel tinha ficado o dia todo sem fazer cocô. Fiquei preocupada. Liguei pro pediatra (primeira ligação de mãe de primeira viagem) e fui informada que era normal, já que ele não estava comendo muita coisa, mas se eu percebesse que ele estava ressacado, era para colocar supositório glicerinado. Já optamos por essa técnica. Ele fez cocô. Depois descobrimos que um bebê recém-nascido fica até 10 dias sem fazer cocô. O alívio foi gigante!

QUINTO DIA - 12 de outubro - Terça-feira
Mais um feriado, muito tranquilo. Sem muitas novidades. À noite, fomos ver se no Hospital da Criança tinha vacina BCG e de Hepatite B para ele tomar. Foi o primeiro passeio de carro na cadeirinha. Ele dormiu o percurso todo. O hospital só vacinava em horário comercial, e não tinha BCG. À noite, ele mamou muito. O colostro começou a descer sozinho. Só felicidade.

SEXTO DIA - 13 de outubro - Quarta-feira
Hoje foi dia de tomar vacinas. Levamos no posto de saúde. BCG no bracinho direito e 1ª dose da hepatite B na perninha direita. Haja força para segurar as lágrimas. Sei que pode parecer bobeira, mas os hormônios ficam a flor da pele depois de um momento tão especial como esse em nossas vidas. Então, a torneirinha fica aberta mesmo. rsrsrs Voltamos pra casa. Ele dormiu a tarde toda, e a noite deu um baile... mamou muito. Fui conseguir dormir 1h30. Mas aí ele dormiu a noite toda. Só acordei às 5h para alimentá-lo e trocar a fralda!

Em resumo, esse é o Miguel. O nosso anjinho!

Espero ter matado um pouco da curiosidade de todas as futuras mamães!

Ótima quinta-feira!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

E o Miguel chegou!



No último dia 08 de outubro, às 21h20, o Miguel chegou ao mundo! O blog, que foi feito especialmente para compartilhar a minha gravidez, chegou ao momento mais especial! Aquele em que posso compartilhar com vocês, um garotão lindo, que ficou 38 semanas dentro da casinha chamada útero.

Como no último post eu disse, o Miguel nasceria antes do dia 19, se ele quisesse. E ele quis. No dia 08, fiz um ultrassom à tarde, e viram que seria necessário retirá-lo no mesmo dia! Mas, graças a Deus, é um meninão muito saudável.  

Estamos todos babando. Ele nasceu com 3.760g e 51,5cm. É muito comportado. Quase não ouvimos o choro dele. E dorme muito bem também.

Obrigada a todos que acompanham o blog e torceram por esse momento muito especial em nossas vidas.

Continuarei compartilhando com vocês, agora, a experiência de mãe de primeira viagem.

Nos próximos posts, vou contando as novidades da minha inexperiência! ;)

Ótima quarta a todos!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ai ai ai ai, está chegando a hora! ;)

Estava ensaiando há dias o que escreveria para as futuras mamães. É que agora, na reta final, a gente sente tanta coisa diferente, e eu fico preocupada de passar informações "falsas" a vocês.

Nestes últimos dias, a barriga continuou crescendo - se é que isso é possível - e os inchaços também. A pedido da obstetra, vou começar amanhã uma drenagem linfática, para diminuir a retenção de líquidos. Principalmente nas pernas, pés e mãos.

Estou conseguindo dormir muito bem, obrigada. Claro que, toda à noite, acordo para fazer xixi. Afinal, tem um bebê sentado em cima da minha bexiga, e o espacinho dela diminui por causa disso. Ao mesmo tempo que tenho dormido bem, tenho acordado descansada e bem antes de tocar o alarme.

Já acordei às 5h da matina, totalmente pilhada e sem sono, com vontade de fazer tudo que precisasse ser feito. Mas, tento voltar para a cama, mesmo sendo tão difícil pegar no sono de novo. É a tal da ansiedade.

O Gian está bem também. Está curtindo a reta final da gravidez, e muito feliz porque daqui uns dias, um pequeno príncipe nos fará companhia.

Estou sentindo mais dores. É o que chamam de "falsas contrações". Principalmente, embaixo da barriga. É uma cólica, semelhante a da menstruação, mas muuuuuito fraquinha. Ela vem umas 4 vezes ao dia... dura pouco tempo. Já li que a contração de verdade é bem mais forte e o intervalo é menor. Vou comentar sobre isso na próxima consulta, já que passei a sentir as dores no sábado.

Hoje o Miguel está mexendo muito. Tem dias que ele fica mais quietinho, agora na reta final. Mas, hoje ele "tá que tá".

A diarista que trabalha aqui disse que minha barriga está mais baixa. Bom, eu não consigo ver tanta diferença. Mas senti que a falta de ar deu uma diminuída. Pode ser que o Miguel tenha encaixado.

Dia 7 tenho uma consulta e a última será dia 13. Pronto, aí teremos certeza do dia da cesárea e nascimento do Miguel! =)

Dia 8 é o último ultrassom também! =)

Tudo "último"... rsrsrs Para a chegada do "primeiro"!

Acho que é isso.
Boa terça a todos!