quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gravidez e instinto

Lembrancinhas para o chá de bebê ou para a maternidade.
Dá para serem feitas pelas futuras mamães.

Gravidez é instintivo. É um zelo, uma proteção e um cuidado constante. No fundo, todas as mães sabem o que é certo e o que é errado durante os 9 meses que seu filho está crescendo na sua barriga. As mulheres, nessa fase, ficam mais cautelosas. 

É sobre isso que estava conversando ontem com o personal do grupo de caminhada e corrida VO2, aqui de Campo Grande (MS). Além das mudanças que a gravidez proporciona ao nosso corpo, nossos instintos ficam mais aflorados. Nenhuma grávida vai participar de uma maratona ou de uma luta livre porque sabe que colocaria seu bebê em risco. Nenhuma futura mamãe pularia de pára-quedas ou bunge jump. É risco demais. 

Tirando as loucuras, as mamães (mesmo de primeira viagem) sabem o que é certo e o que é errado. Não há como negar. 

Ontem, voltando ao treino de caminhada e corrida com profissionais me auxiliando, cheguei a essa conclusão. Como a maioria dos médicos disse, corrida não faz mal na minha gravidez, porque ela não é de risco. Os cuidados que devo ter, principalmente, é com tropeços. O que pode acontecer comigo, caminhando pela calçada, quando vou à padaria comprar um pão. Esse zelo constante para não tropeçar todas temos, por isso evitamos saltos nessas época. 

Eu ainda tenho domínio sobre minhas passadas. Não seria louca de praticar qualquer atividade física que não estivesse segura. Não abuso e controlo principalmente a respiração. Como disse o professor, pratique exercício sem ficar ofegante."Você tem de começar e terminar correndo e caminhando com fôlego.

Ontem fiz o trajeto dos 4km. Sempre intercalando caminhada e trote leve. E muito leve mesmo. Não estou preocupada com o tempo. Estou preocupada com a minha saúde e do Miguel. Um trajeto, que antes de estar grávida eu fazia em 26 minutos (só de corrida), faço em 37 (de trote e caminhada). Terminei com um sorrisão no rosto, com uma sensação de dever cumprido. De que todos os "hormônios da felicidade" estavam fazendo festa dentro de mim e do Miguel.

Dor? Apenas nos músculos da perna, que há três meses não se esforçavam muito. Mas que já passou também.

Para quem acha que 4km é muito, eu antes de engravidar estava correndo de 6km a 10km. Ou seja, estou me esforçando praticamente a metade.

Entendo a preocupação de todos pelo tipo de atividade física que sou apaixonada. Não tiro a razão de ninguém. Quero que saibam que estou praticando um exercício com toda cautela possível. Não trocaria minha caminhada e meus trotes leves por uma piscina.

Minha felicidade é plena! E o Miguel sente isso! Acordei com ele mexendo, de novo! rsrsrs =)

Pratiquem exercício físico na gravidez. Sempre com recomendações médicas e auxiliadas por profissionais capacitados de educação física! Daí, não terá erro!.

Tenham uma ótima quarta-feira!

2 comentários:

  1. Aii Bruna fiquei com invejinha de vc..
    gravidinha e com todo esse animo pra caminhar e correr.. Eu tenho recomendacoes médicas pra isso..moro ao lado do Belmar e morro de preguiiii..haha...um dia é o frio, outro dia é o calor..e assim vai as minhas desculpas!
    Eu como enfermeira sempre oriento as minhas pacientes gravidas o seguinte: Desde q nao esteja te fazendo mal, siga em frente. Sempre respeitando a vontade do bebê ai dentro!Pq se ele nao tiver gostando, vai dar um sinal!E as mães sao super perceptiveis a estes sinais!hehe

    Bjuus
    =*

    ResponderExcluir
  2. Bruna, que legal que você e o Miguel estão praticando esporte!!
    Você poderia dizer se conhece alguns cursos para gestantes bons para praticar num clube, numa academia??Como no Vital que nós comentamos quando nós encontramos...
    O meu médico disse sobre o curso de Unimed, só que ele será promovido somente em Agosto..
    bjoss!!!

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.