terça-feira, 1 de junho de 2010

Preparando o seio para amamentação.

Muito prazer, visitantes!

O frio chegou para ficar? É verdade que o inverno será o mais forte dos últimos anos? Ah, não vai! Grávida nenhuma merece... rsrsrsrs

Ontem falei sobre a chupeta. Hoje vou dar uma dicas que recebi de minha médica e outras que li no site da Revista Crescer sobre como preparar os seios para amamentar.

Segundo a minha médica, existem duas formas bem simples de deixar a pele do peito mais resistente. Uma é você passar bucha vegetal enquanto toma banho. Não muito forte, né, meninas? Passe todos os dias, sem machucar, por favor! A outra forma, que para mim é praticamente impossível, é tomar sol nos peitos por 15 minutos ao dia. A médica garante que os dois métodos deixam a pele do peito mais resistente.

Estou passando um creme que chama-se Millar (do laboratório Aché). Ele tem a função de "melhorar a condição dos mamilos, promovendo hidratação e emoliência no período de amamentação". Foi indicado para que eu passasse antes e durante a amamentação. Antes de usar qualquer medicamento, inclusive este que estou dizendo, pergunte ao seu médico, viu? A gente sabe que gestante não pode tomar qualquer medicamento sem a aprovação médica.

A revista Crescer divulgou em seu site 5 maneiras de preparar o seio para amamentação. Dentre as cinco, ela incluiu a bucha vegetal e o banho de sol. As outras três são: optar por sutiã de algodão, porque são mais higiênicos e deixam a região mais ventilada; se o seio rachar durante a gravidez, usar vaselina pura ou produto à base de lanolina (como o creme Millar que contei para vocês) e conchas de amamentação ajudam a estimular o bico durante a gravidez.

Mamães que já passaram por essa fase, aqui é o espaço para vocês dividirem seus "métodos" na preparação do seio para amamentação! Ajudem-nos! =)

Que esta terça seja abençoada!  

3 comentários:

  1. Meu Deus como eu quero amamentar!!!! Procuro seguir todas as dicas para que essa seja uma tareja tão prazerosa quanto é importante. Faço uso da bucha vegetal e da concha. Lembrando que na região do mamilo não se deve usar outro hidratante se não especifico para o fortalecimento dos mesmos, usar qualquer um pode ao invés de fortificar sensibiliza-los.

    Beijos e boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha estava digitando pra você algo que falava sobre isso!!! a parte da bucha vegetal é controversa... alguns médicos dizem que isso não é necessário mas vários outros ginecologistas defendem essa idéia!!! de qualquer forma, pelo "sim" e pelo "não", acho que essa fricção feita de forma delicada (como você disse) não deve fazer mal, não é?!?! hehehe durante a gestação, há o crescimento do tecido mamário, o escurecimento da aréola (tornando-a mais resistente) e o desenvolvimento de pequenas glândulas chamadas de glândulas de Montgomery (aquelas "bolinhas" no mamilo), que produzem uma secreção oleosa que protege o mamilo e a aréola do atrito da boca do bebê. ainda assim, o banho de sol é recomendado pois diminui a sensibilidade do mamilo de forma natural. também não se deve usar sabonete nos mamilos durante o banho para evitar rachaduras e a retirada dessa oleosidade natural!!! produtos indicados pra aumentar a proteção natural e restaurar a barreira lipídica são o Millar, da Aché (seu escolhido!) ou Mater Care, da BioLab (que ainda pode ser usado em lábios ressecados e até eventuais fissuras anais das crianças mais ressecadas)!!! por último, deve-se evitar a massagem manual dos mamilos ou movimentos de ordenha, pois isso estimula a secreção de um hormônio que pode induzir o trabalho de parto prematuro!!! e uma dica: aquelas mulheres que têm os mamilos planos ou invertidos podem, durante o terceiro trimestre, fazer um orifício no sutiã para facilitar a protrusão dos mesmos!!! bjo, mamma!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, não fique triste com o frio, te garanto que principalmente a fase final da gestação no verão é bem pior. Deve existir alguma explicação cientifica, pois reparei que durante a gravidez eu sentia um calor que beirava o insuportável...e o Davi nasceu em dezembro de 2009, mesmo com ar condicionado ligado, nos dias mais quentes eu sentia muito calor... Quanto ao seio meu médico me indicou a bucha vegetal também, e recomendou que depois que eu comece o mamão passase aquela parte de dentro no mamilo... mas para ser sincera eu só usei a bucha e muito pouco e depois me dei mal, rsrsrs... me arrependo, pois o Davi já tinha um mês e eu ainda chorava para amamentar de tanto que doia. Meu médico me proibiu de passar qualquer outra coisa, mesmo esses cremes especiais. Conversando com uma amiga minha que trabalhou no banco de leite da Santa Casa, ela me disse que a médica do banco também não recomendava. Pois bem, Eu não quis usar pq meu médico não indicou e pq uma amiga minha que usou o mamilo dela rachou muito, portanto, preferi usar o método da avó mesmo...
    Mas para não rachar o mamilo a forma como vc deve amamentar influencia muito, de uma pesquisada, mas fique tranquila que após o nascimento a enfermeira explica tudo... Nesse ponto tive sorte, pq minha irmã que é enfermeira veio para o nascimento do Davi e meu ajudou muito. Vc tem que colocar o máximo que vc conseguir do mamilo na boca do bebe, e a cabecinha dele deve ficar bem de frente para o seio. Assim: ele não pode ficar meio pindurado, melhor dizendo, a barriga dele deve ficar encostada na sua, como dizia a minha amiga que é médica e tb me orientou é "barriguinha com barriguinha", rsrs... Mas deu tudo certo, o Davi vai fazer 6 meses dia 17-07-2010, e até hj só mama no peito... é muito bom amamentar Bruna, minha Tia diz que na amamentação nós mães damos a vida ao nosso filho pela segunda vez. Abraços... Deus abençoe Vcs, o Miguel é um carinha muito abençoado só de ter uma mamãe assim tão cuidadosa como vc. Bom fim de semana... Ellen - Itaquiraí - MS.

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.