segunda-feira, 31 de maio de 2010

Por que não usar chupeta?

 
Postando, porque eu adorei essa foto!

Começando a semana e todo mundo evoluindo junto com a gravidez! Miguel aprendeu a chutar de madrugada. Já está começando a fazer eu perder o sono. Acordei 3h40 da manhã e devo ter voltado a dormir junto com ele, umas 4h10. Eram chutes sequenciais. Impossível entender o motivo pelo qual ele tanto brincava naquela hora da madrugada. rsrsrsrs Mas como toda mãe de primeira viagem, a gente fica "boba" mesmo assim! =)

Primeiro, quero dividir com todas uma conversa que tive com minha tia. Ela chama-se Déa e é fonoaudióloga em Votuporanga (SP). Ela estava me explicando o porquê que não devemos dar chupeta ao bebê.

O bebê, quando mama no peito, coloca a língua para fora. Quando você coloca uma chupeta em sua boca, automaticamente ele coloca a língua para dentro, para encaixar o bico da chupeta. Pois bem. O bebê não sabe a diferença entre "bico do peito" e "bico da chupeta" e começa aí uma confusão em sua cabecinha. Quando você o coloca no peito, o que acontece? Ele começa a chupá-lo de forma errada, achando que é chupeta, com a língua para dentro. Aí, além de não sair leite (deixando-o bastante irritado), o peito racha, podendo até sangrar.

Então muitas mães não entendem: "Tenho tanto leite, será que está fraco?" ou "Tenho tanto leite, como meu filho não consegue mamar?" Ocorre que ele está mamando no peito assim como chupa a chupeta. Por isso vai te machucar e o leite não vai sair.

Por mais que a chupeta seja um ícone das nossas infâncias, tente evitá-la ao máximo. Eu não quero usá-la.  

Principalmente porque eu tive muita dificuldade em parar de chupar chupeta. Sei o quanto foi terrível para mim e para meus pais. Tiravam, "davam" para o Papai Noel, e à noite eu chorava. rsrsrsrs  Minha sogra disse que o Gian, desde pequeno, nunca se acostumou e não chupava.

Acho que fica a dica para as futuras mamães! =) 

É fofo ver o bebê com chupeta? Claro que é! Mas quais seriam os benefícios com esse ato?

Tenham uma ótima segunda!

5 comentários:

  1. Aiiin..eu parei de chupar chupeta de uma forma tao triste..
    Estava na balsa q dividia MS de SP e perguntei a minha mae: Mamae, o jacaré chupa chupeta? Dai minha mae disse: CHupa, mas ele perdeu a dele. Eu caridoooosaa..disse: vou emprestar a minha pra ele.
    Porééém..ele nunca mais me devolveu..
    ai como eu sofriiii!!hahuauha

    Bju Bruna..=) Ja conseguiu ler aquela aula sobre amamentação?

    ResponderExcluir
  2. Eu tb concordo com sua tia,tivemos este pequeno problema com o meu João...era exatamanete assim..sem dizer que a dentição fica linda né? rsrs..eu tenho qu usar aparelho devido isso...á "SANTA chupeta sossega bebê" rrs ..
    bjus flor..e bjus no Miguel!!!

    ResponderExcluir
  3. Que informação interessante Bruna....vou pensar sobre isso!
    Bjooos!!!

    ResponderExcluir
  4. ditto, bruna!!!

    na verdade, a chupeta é para os pais, quando não conseguem fazer com que seus bebês parem de chorar!!! hehehe não é?!?! é assim que começa o hábito!!! afinal, como um bebê pode querer algo que nem conhece?!?! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruna,

    Adorei o seu blog! Estou pesquisando muito para saber o q de melhor posso fazer pelo meu bebê. Sobre a chupeta, alguns profissionais recomendam, outros não... Sou dentista e antes também era super contra o uso, mas algumas amigas dizem que é bom para acalmar o bebê somente na hora de dormir e que ela não deve se tornar um hábito para qqr hora, o q fazer?! Farei de tudo para evitar... Estou com 8 semanas e super ansiosa p ver a barriga crescer.

    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.