sexta-feira, 14 de maio de 2010

Exame de sangue: que susto! Mas, passou... ;)


Quando descobri que estava grávida, a primeira pergunta que minha mãe fez foi se eu tinha me vacinado contra rubéola. Corri para achar meu cartão de vacina e lá consta que fui imunizada em 2007. Ufa, um alívio! O bebê estava protegido.

Ontem fui pegar aquele batalhão de exame de sangue que o médico pede para a grávida fazer. Eu estava mais preocupada com minha glicose, já que no último exame ela estava abaixo do normal. Dessa vez, estou com a glicose regulada, graças a Deus!

Quando cheguei na rubéola, o susto! Estava assim:

Rubéola IgG - positivo
Rubéola IgM - negativo

Como assim positivo? Uma reação de medo e descrédito, pois estava ali em minhas mãos o meu cartão de vacina. Lembro que na hora veio na minha mente fotos de crianças que a mãe teve a doença na gravidez. A maioria, infelizmente, nasce com má formação. Então lembrei também de ter estudado que a grávida não tem os sintomas da doença, e por isso que atinge diretamente o bebê.

Já faltavam forças para ligar para o meu irmão. Ele é médico e especialista em tratar pessoas com câncer (oncologista). Liguei e disse: "Gu, estou assustada com o meu exame de sangue. Deu positivo a rubéola IgG." Ele perguntou: "E a IgM?" Eu falei: "IgM deu negativo". Ele falou: "Então fica tranquila o Miguelito vai nascer perfeito". (ele garante que vai ser menino.. hehehehe)

Cheguei a conclusão do perigo que uma pessoa corre ao tentar entender um exame de sangue. O susto foi tanto que minhas pernas ficaram bambas, e aquela sensação de tremedeira estava presente.

Então, o Gustavo, com a maior paciência do mundo me explicou: "Bruna, IgG positivo significa que você já teve contato com o vírus. Ou você já teve a doença, ou tomou a vacina. Como você foi vacinada em 2007, agora que está grávida, o corpo cria anticorpos contra a doença, e por isso que consta positivo. Agora, se o IgM desse positivo, significaria que você teve a doença recentemente ou estaria com a doença, o que não é o seu caso."

Quem nunca abriu um exame de sangue, antes de chegar à sala do médico? Atire a primeira pedra. Eu sou curiosa, abro, fuço... hehehehe

Acima coloquei o quadro que encontrei na internet mostrando que, com o meu resultado, estou imune! =) Felicidade pura!

Agora, uma atenção para você que ainda não é mamãe, que não está grávida: vacine-se contra a rubéola! Quando estiver grávida, você não poderá tomar a vacina. Vai agora mesmo no posto de saúde, não irá doer nada, lhe prometo!

E depois, tenha a mesma sensação de alívio e cuidado com o bebê que estou tendo agora!

Tenham uma ótima sexta!

5 comentários:

  1. BRUNA, ACONTECEU O MESMO COMIGO.. MAS MEU IRMAO EH AGRONOMO, A PREOCUPAÇAO FOI ATE O DIA DO RETORNO...RSRSRSRS... O DUDUZAO EH PERFEITO! AH, NAO ESQUEÇA TAMBEM DA VACINA ANTI-TETANICA TA? EU TOMEI SOH UMA DOSE, DOI MUITO, O CERTO SAO DUAS DEPENDENDO SE JA TOMOU OU NAO, CONSULTA SEU MEDICO! BEIJOS...

    ResponderExcluir
  2. Eita cagaço heim ;)
    Deve dar ums sustão mesmo!!
    2007?? Acho que teve campanha nesse ano nao teve? Acho que até tomei na UCDB... em compensação... as outras estão todas atrasadas!!! heheheh

    ResponderExcluir
  3. Bom dia...ai Bruna esse é um assunto que tá me martirizando a cada dia da minha gravidez...fiz os exames pelo posto de saúde, demora um mês pra pra ficar pronto, o meu demorou dois pois eles disseram que tinham estraviado meu exame e pediram pra eu fazer di novo. o resultado chegou mas quando o medico foi ver o resultado um susto, o exame de Rubéola deu indefinido, não era positivo e nem negativo,me bateu o disispero, fiz iqual vc fui correndo pegar meu cartão de vacina, menos mal tinha tomado a vacina em 2008, mas aquele medo ficou impreguinado na minha cabeça...ainda mais quando o medico disse que eles não tinham estraviado meu exame eles pediram pra eu fazer di novo pra confirmar..mas mesmo assim ainda ficou indefinido...o medico pediu novo exame agora com outra clinica pra ver o que dar...mas vai demorar 30 dias...tó tão angustiada, chorei muito...mas sei que DEUS tá cuidando da saúde da minha princesa...peço a Deus e é so isso que posso fazer agora....agora é esperar chegar esse bendito exame...segunda feira tá chegandooooo...Bom dia minha amiga...

    ResponderExcluir
  4. Kakakaka, Bruna aconteceu algo bem semelhante comigo, rsrsrs... Fui chorando no médico desesperada com medo do meu bebê ter alguma coisa... Só que no meu caso foi no segundo exame, não sei se vc já sabe mas alguns desses exames o médico pede para repetir mais ao final da gestação.
    Ahhh... uma coisa muito importante viu, prepare o bico do seu seio para a amamentação, pq depois dói para caramba.
    Se quiser umas dicas depois te paso.
    Bjosss
    Ellen

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona,

    eu também fiz como vc, li o exame na internet e vi que o igg rubeola deu positivo e bem alto 217. O problema é que meu médico não me pediu o igm... portanto estou suprer preocupada. Nunca tive rubeola e me vacinei em agosto de 2008. Me ajuda. Estou grávida de 5 semanas. Beijos, Renata.

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.