quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nutricionista: lá fui eu!

Ideia de decoração de chá de bebê para mamães.
Em um varal, pendure algumas peças do seu futuro bebê.

Hoje foi o dia de olhar a verdade de frente. Quem disse que ia ser legal ou divertido visitar a nutricionista? Claro que não é e não foi. Tudo que envolve aumento de peso, para mim, sempre foi um martírio. Não adianta.. para manter o corpo em forma, sempre terei de estar restrita a dieta.

Agora não é hora de pensar em corpo sarado. Mas, também não é hora de chutar o pau da barraca e comer tudo o que vê pela frente. Certo? Foi isso que, resumidamente, a nutricionista explicou.

Ela disse que quando eu engravidei estava com sobrepeso. Eram 68,5kg distribuídos nos 1,63 de altura. Hoje, bom.. hoje, segundo ela, já engordei 8kg. Ela disse que além da alimentação estar errada, a falta de atividade física no início da gravidez, prejudicou. Era o que eu havia dito. Corria 5km e comia "x" por dia. Não engordava. Parei de correr, mas a fome era igual a de quando corria. Resultado matemático simples de se realizar.

Então, ela passou uma dieta balanceada. Aquela famosa troca de grupos. Temos o grupo da verdura, dos legumes, do carboidrato, da proteina, da gordura, das frutas.. enfim... aí você pode comer "x" porções de cada grupo por dia. Você vai modificando conforme o cardápio do seu dia. Bem bacana e simples.

O difícil: refrigerante e doce foram abolidos. Ela me perguntou: "O que o refrigerante tem de bom?" Pensei: "Hmmm, nem te conto!rsrsrs" E ela completou: "Não tem nada. Aquilo lá é uma água doce com sabor que engorda." Ai como doeu ouvir a realidade. Mas é tão gostoso... rsrsrs Então ela disse: troque por suco, pois o refrigerante pode, inclusive, retirar nutrientes como ferro, que é essencial para o bebê. Opa, falou de bebê, a gente leva a sério então! =) 

Quanto ao doce, eu consegui a convencer de que realmente eu A-MO. Disse que depois do almoço eu ficava louca sem algo doce. Então ela falou: "Gosta de gelatina?" Eu, com um sorriso amarelo, respondi: "Gosto, mas não como se fosse doce." Expliquei para ela que quando fiz uma dieta eu comia um alpino por dia após o almoço, e como ele é pequeno, não tem muitas calorias. Ela então disse: "Tenta não comer, se não conseguir, libero 1 alpino ou um quadrado do tablete de chocolate amargo." Como disse o Guilherme Venditti, "vai nascer uma formiga".. hehehehehe =)

Sobre o tereré ela disse que a maior preocupação dela é com a procedência da erva. "A gente não sabe o que é aquilo. É tereré ou um monte de capim? Principalmente quando você compra no Mercadão em Campo Grande. Fico preocupada com a procedência", afirmou.

Disse que eu comia de marmita/marmitex. Ela pediu que eu tomasse muito cuidado com verduras e legumes. Se possível, que eu comprasse minha verdura, lavasse e fizesse. "A higiene desses alimentos deve ser rigora, para você não pegar nenhuma contaminação", explicou.

Recomendou a ingestão de pelo menos 8 copos de água por dia, pois a água é essencial para a fibra. Disse para trocar pão francês (minha paixão!) por pão integral. E que era para incluir mais frutas ao dia.

Explicou, por fim, que como eu já teria engordado além do que deveria por esse período, que era para eu tentar manter esse peso até o próximo mês. "Posso lhe garantir que comendo todos esses nutrientes que estou te passando, com refeições divididas, você não deve engordar. E não precisa ficar preocupada com o bebê, porque tudo o que você comer vai ser passado para ele. Não digo que você não irá engordar, mas que se isso não acontecer é melhor. Não haverá prejuízo para o bebê. E melhor, a gente consegue segurar o seu peso, para que ganhe apenas com o bebê", finalizou.

E dizem ainda que vida de grávida é mole! rsrsrsrsrs

De qualquer modo, prometo a vocês seguir à risca a dieta. E prometo também tentar não fazer drama! hehehehehe =P

Amanhã volto a me exercitar pelo VO2. Ontem fiz uma visita bacana ao grupo. Estava com tanta saudade deles! O Rudnei (professor de educação física) disse que irei correr bem de leve e com frequencímetro. O intuito é não cansar e manter a frequência cardíaca controlada durante todo o trajeto! Exercício com qualidade e cuidado só faz bem ao Miguel e a mim!

Só posso dizer que estou muito feliz!

Ótima quarta a vocês!

3 comentários:

  1. hehehehehe aii, brona... mas fala sério!!! formigas CERTAMENTE são mais felizes!!! hehehehehehehe né?!?! ai ai!!! e o refrigerante... nem o zero fica liberadinho de vez em quandinho?!?!? hehehe o professor de química, no colégio, disse algo uma vez... que parece que a gaseificação do refri dificulta a absorção de cálcio!!! não sei se é verdade... mas se for, daqui uns dias estarei comentando no blog e cada tecla digitada resultará num dedo quebrado!!! ai ai por que que o que é bom faz mal?!?!?!?! =)

    ResponderExcluir
  2. Que legal amiga...que vc vai voltar a se exercitar...eu vou tentar me espelhar em vc e me exercitar também...rsrsr...bom Final de semana...

    ResponderExcluir
  3. Nossa Bruna que nutricionista linha dura, rsrs... fala para ela que um alpino depois do almoço não faz mal para ninguem! Mas falando sério, não sei se ela chegou a comentar contigo, mas existem estudos no sentido de que a alimentação saudavel começa desde a gestação, ou seja, a criança irá comer o que a mãe come, particularmente acho que outros fatores influenciam, pois não adianta vc querer que seu filho tenha uma alimentação saudavel, se vc e o seu marido não tiverem, a criança imita os pais, inclusive o que eles comem... Mas tenta não ficar noiada, e pelo menos uma vez por semana se permita comer um big mac, rsrsrs... Sem exageros é claro... como te disse to penando para eliminar os quase 23 k adquiridos durante a gestação, rsrsr... Um abraço aos tres... Ellen

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.