quarta-feira, 30 de junho de 2010

Optei pela cesárea!

"Deixa eu anotar aqui em sua ficha que você vai querer fazer cesárea", disse minha médica na última consulta. Eu cheguei, por alguns dias, a cogitar a possibilidade de fazer parto normal. Mas depois que assisti uma palestra sobre anestesia no parto, confirmei que seria cesárea.

Segundo a anestesista, Mato Grosso do Sul não tem a "anestesia acompanhada". Isso significa que a mãe que faz opção pelo parto normal, somente toma anestesia quando a dilatação já está em 7 cm (sendo que são necessários 10 cm para o bebê vir ao mundo). Em São Paulo, onde a anestesia acompanhada existe, no momento que começa a dor, a mãe já pode ser anestesiada, diminuindo todo o "sofrimento" do parto normal.  Se aqui fosse assim, até pensaria em fazer parto normal.

Então vem a corrente adotada por aqueles que acham que só parto normal é saudável. "Ah, Bruna, se você tiver parto normal, você já sai andando. O seu leite já desce. É a forma mais saudável", muitos dizem, principalmente homens que nunca sentirão a dor do parto. Sim. Eu sei que seria politicamente correto fazer o parto normal. Mas, eu não tenho problema em não sair andando depois do parto, ou de demorar uns 2 dias para descer o leite, ou sentir a dor dos cortes da cesárea depois...!

Além disso, vamos pensar pelo outro lado. Não são só coisas boas que acontecem durante um parto normal. E a mulher que de tanto fazer força, faz o "dois" na mesa? E o picote que é feito lá na "dita", para a saída do bebê? E se eu tiver tendência e depois do parto "cair minha bexiga"?  Já ouvi muito sobre esses ônus, o que me dá menos vontade de fazer tudo, "in natura".

A intenção deste post não é desanimar ou animar ninguém. Só é um desabafo de tudo que já li sobre os dois tipos de parto e o motivo pelo qual optei pela cesárea. É só a minha opinião. Claro que o futuro a Deus pertence. Já disse que de tanto falar que não quero parto normal, se brincar, eu vou ser igual aquelas mulheres que têm o filho dentro da carro de Bombeiros... Miguel já chegaria fazendo notícia, né?! hehehehehe

Quarta-feira abençoada a todos!

4 comentários:

  1. Olha eu como enfermeira, durante a facul sempre ouvi sobre as vantagens do parto normal e bla blá..porem eu sou contra por um motivo particular: No parto da minha mae, me tiraram à forceps por parto normal, meu plexo braquial foi lesionado..e por isso tem algumas limitacoes no braço direito (movimentos) e minha escapula nao eh no local certo. Quase ninguem percebe, mas eu percebo e isso me encomoda mto!!Concerteza irei fazer cesárea tb!!hehehe..Te apoio!!=)

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, olha meu primeiro foi normal,sem anestesia, nao porque eu nao quiz, porque nao quizeram me dar, na hora da dor eu pedi cesaria aqui nos eua vc nao pode optar por normal ou cesaria aqui eles tentam normal ate no ultimo caso so depois de 24 hrs que eles fazem cesaria, e aqui a hr que vc chegar no hospital pra ganhar nenem se vc quizer eles ja te dao a anestesia, estou com 34 semanas de gravidez vai ser normal agora nao sei se escolho sem anestesia ou com, o meu primeiro parto foi muito rapido, espero que o segundo tambem seja!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, eu acredito que essa história de o parto assim é melhor do que o assado não existe. Cada pessoa é única e sabe até onde pode ir. Eu nem cogitava a ideia de um parto cesárea, tinha pavor já que minha mãe sofreu muito quando eu nasci, mal podia andar e tinha que cuidar de mim sozinha. Optei pelo parto normal e não me arrependo. No mesmo dia estava ótima, só o que incomodou um pouco foi o corte da episiostomia, mas nada insuportável. Mas eu acredito que é direito da mãe escolher o que é melhor pra ela. Se vc acha que o melhor é a cesárea, vá em frente! Não deixe que te digam que vc tá errada e tal. A gente tem que usar a intuição. Uma amiga minha queria normal, insistiu até o ultimo minuto e no fim teve que ser cesárea, aí descobriram que o bebê estava com duas voltas de cordão no pescoço!! Então fica tranquila e escolha o que é melhor PRA VOCÊ!
    Simples assim. Um super beijo!
    Ah! Estou participando do #amigacomenta também. Venha conhecer meu espaço:
    www.conversapramae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna...

    Adorei seu blog!
    E é isso mesmo, quem decide é vc.
    O q vc se sentir mais segura pra fazer faça.

    Eu tb optei por cesária, por quase tudo aí que vc disse tb!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.