quarta-feira, 30 de junho de 2010

Optei pela cesárea!

"Deixa eu anotar aqui em sua ficha que você vai querer fazer cesárea", disse minha médica na última consulta. Eu cheguei, por alguns dias, a cogitar a possibilidade de fazer parto normal. Mas depois que assisti uma palestra sobre anestesia no parto, confirmei que seria cesárea.

Segundo a anestesista, Mato Grosso do Sul não tem a "anestesia acompanhada". Isso significa que a mãe que faz opção pelo parto normal, somente toma anestesia quando a dilatação já está em 7 cm (sendo que são necessários 10 cm para o bebê vir ao mundo). Em São Paulo, onde a anestesia acompanhada existe, no momento que começa a dor, a mãe já pode ser anestesiada, diminuindo todo o "sofrimento" do parto normal.  Se aqui fosse assim, até pensaria em fazer parto normal.

Então vem a corrente adotada por aqueles que acham que só parto normal é saudável. "Ah, Bruna, se você tiver parto normal, você já sai andando. O seu leite já desce. É a forma mais saudável", muitos dizem, principalmente homens que nunca sentirão a dor do parto. Sim. Eu sei que seria politicamente correto fazer o parto normal. Mas, eu não tenho problema em não sair andando depois do parto, ou de demorar uns 2 dias para descer o leite, ou sentir a dor dos cortes da cesárea depois...!

Além disso, vamos pensar pelo outro lado. Não são só coisas boas que acontecem durante um parto normal. E a mulher que de tanto fazer força, faz o "dois" na mesa? E o picote que é feito lá na "dita", para a saída do bebê? E se eu tiver tendência e depois do parto "cair minha bexiga"?  Já ouvi muito sobre esses ônus, o que me dá menos vontade de fazer tudo, "in natura".

A intenção deste post não é desanimar ou animar ninguém. Só é um desabafo de tudo que já li sobre os dois tipos de parto e o motivo pelo qual optei pela cesárea. É só a minha opinião. Claro que o futuro a Deus pertence. Já disse que de tanto falar que não quero parto normal, se brincar, eu vou ser igual aquelas mulheres que têm o filho dentro da carro de Bombeiros... Miguel já chegaria fazendo notícia, né?! hehehehehe

Quarta-feira abençoada a todos!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Fila para gestante: eu entrei!

Ontem era jogo do Brasil. Falei para o Gian que iria preparar um almoço especial que ele adora. Fui ao supermercado ao meio-dia. Só tinham 3 caixas funcionando, sendo 1, para gestante e idoso. Criei coragem e entrei nesta fila.

 Um senhor que estava atrás de mim perguntou se o vinho que eu estava levando era para tomar durante o jogo da Copa. Disse que não. Era para a receita do risoto que iria preparar. Ele falou: "É, você só pode beber depois que esse brasileirinho nascer!" Ufa, que sensação de alívio. Ele viu que eu estava grávida! Agora acho que perdi a vergonha! rsrsrsrs

Vocês viram o vídeo que postei ontem? Lindo, não? Achei o máximo a mulher explicando tudo que estava sentindo no momento do nascimento!

Desejo uma ótima terça para vocês!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Emocionante!

Precisava compartilhar com vocês o nascimento deste bebê. O vídeo foi muito bem feito. A mãe se preocupou em contar para nós, "futuras mamães", como é a sensação da anestesia.. e claro, muita emoção no momento do nascimento... =)

Por que durmo no jogo do Brasil?

O juiz apita, começa o jogo do Brasil, meus olhos ficam pesados. Que sono! Gian disse que enquanto o Brasil está ganhando, eu posso "roncar", que ele não liga com minha "ausência" na torcida pela Seleção. Juro que nunca fui desanimada. E nem estou desanimada. Mas o sono chega gostoso. Hoje, quase o coração saiu pela boca. Consegui assistir o primeiro tempo. Chegou o intervalo, cochilei. Acordei com um grito "GOL". Era o Robinho marcando o terceiro! =) Acho que o Miguel deve ficar puto comigo. Tanto é verdade que é que enquanto cochilo no jogo ele chuta pra caramba. 

Sexta fui a um "arraiá" com o Gian e um casal de amigos (a Ana e o Massa). Fiquei imaginando que ano que vem, o Miguel vai estar de caipirinha já!

De todas as gravidinhas que conheço de Cassilândia, sou a última. Estou vendo que o momento da Suellen, Alexsandra, Renata, Paula e Simara está chegando.. estou tão feliz por elas! Não vejo a hora de chegar a minha hora também!  Estou entrando no 6º mês... felicidade plena! =)

Vamos comemorar! Brasil está nas quartas.
E não quero dormir no jogo contra a Holanda! Nééé, Miguel? kkkkk

domingo, 27 de junho de 2010

A doce tia Luíza!

Tia Luiza, eu, Mariana e tio Luizinho - Jantar de formatura de Direito (2006)

Oi pessoal. Recebi uma notícia muito triste hoje. A Luíza Tenório (esposa do ex-deputado estadual Luizinho Tenório) faleceu. Há dias ela estava internada em Campo Grande com um problema grave no pulmão. Tia Luíza, como sempre chamei, era mulher muito doce. Principalmente na forma de se expressar. Falava com uma voz mansa, que dava uma tranquilidade absurda.

Lembro dela em diversos momentos de minha vida. Uma viagem que fizemos, na infância, para Guarujá (SP). Quando fiz a cirurgia da retirada da trompa ela veio no meu apartamento me visitar. No jantar da minha formatura de Direito. Nas campanhas política do tio Luizinho. Nunca a esquecerei.

Que Deus, neste momento, conforte o coração do tio Luizinho, da Mariana e de todos seus familiares. O mundo ficou mais triste com esta partida!

Um beijo no coração!

sábado, 26 de junho de 2010

Compartilhando.

Queridos, muito bom dia! Tive um sonho muito louco esta noite. Eu estava grávida de gêmeos e era o dia do parto. E o mais engraçado foi uma mulher - que deveria ser minha médica - furando o meu seio para sair leite. Deus me livre! Era praticamente um pesadelo. hehehehehe

Hoje quero compartilhar com vocês dois endereços de blogs que recebi de leitoras que visitaram o meu blog. Em Chapadão do Sul, a nutricionista Tatiane Gasparetto colocou-se à disposição para tirar dúvidas de alimentação. Vale a pena conferir o blog de Tatiane: http://oespacobemestar.blogspot.com/

Também recebi comentário do pessoal do blog Rede Mulher e Mãe. São "posts" de mães, que como eu, adoram passam suas experiências diárias. Acesse: http://www.redemulheremae.blogspot.com/

É muito bom saber que meu blog está chegando nas mais diversas cidades do Brasil e do exterior! Vale a pena comentar do filhão desse jeito, né?!

Não sei se é meu paladar que está diferente depois da gripe do fim de semana passado, mas a maioria das comidas que que como, acho muito mais salgadas do que elas realmente são. Ontem fui comer um peixe e parecia que tinha tanto sal. O Gian disse que estava normal. Então é frescurinha da minha parte mesmo! =)

Ah, lembrei o que queria contar. Na última consulta com a médica perguntei sobre o surgimento de algumas verruguinhas em minha barriga. Ela disse que pelo aumento do fluxo sanguíneo na região é normal que surjam essas verruguinhas. Disse também que é bom tirá-las somente após o nascimento do Miguel, porque a cicatrização ficará melhor.

Outra coisa. Meu umbigo.. ai meu umbiguinho... era tão lindinho.. agora está ficando "reto"! O Gian dá muita risada de mim quando falo isso. Ele disse: "Você está grávida!" Mas não são todas as grávidas que ficam com o umbigo "reto"! Quero meu umbiguinho, com buraquinho, de volta! rsrrsrs Acho que só depois do nascimento do Miguel isso acontecerá também! =)

O importante é que o filhão nasça com muita saúde, né? O resto depois volta para o lugar! É o que a gente sempre espera! rsrssrs

Ótimo sábado para todos!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Miguel está preparado para o jogo da Seleção

Daqui algumas horas o Brasil vai jogar contra Portugal. Acabo de ouvir que um jogador de Portugal chama Miguel...  A família da mamãe é descendente da Itália (seleção que foi para casa ontem) e do papai é totalmente portuguesa (sobrenomes como João e Manoel não há como negar)... Espero que Portugal vá para casa também nas 8ªs de final! =)

Apesar das descendências, Miguel é 100% brasileiro e está na torcida pela seleção canarinho. Já acordou chutando a barriga da mamãe, do tipo: "Levanta, mãe. Quero ver o jogo!" O Gian disse que não vê a hora de poder jogar bola com ele. Enquanto o papai não pode jogar bola, ele chuta a mamãe! São só detalhes... rsrsrsrs

Vai, Seleção! Miguel quer nascer com o Brasil sendo HEXA! =)

Ótima sexta-feira!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Por que eu fui espreguiçar?

Nada melhor que acordar e dar aquela esticada no corpo, certo? Errado. Tive uma cãimbra daquelas. A batata da minha perna está dolorida até agora. Isso que a médica me perguntou na última consulta: "Você está tendo cãimbras?" Não, não estava. Agora só para não contrariar, estou. Que medo de dar "aquela" esticada no corpo de novo. rsrrsrsrs

Dizem que a cãimbra é ocasionada por falta de cálcio e potássio. Mas eu tomo leite e como queijo todo santo dia. Como banana e laranja também. É frescurinha do meu corpo, isso sim! =P

Gian já disse que iremos mudar de quarto. O azul ficará para o Miguel. Fiquei um tempo, antes de dormir ontem, imaginando, como ficarão distribuídos os móveis no quarto azul, que é menor. Fiquei pensando no carrinho de passeio. Onde vou colocar? Engraçado, mas não tenho ideia.

Estou preocupada com o bebê conforto que ficará no carro. A gente comprou, mas estava vendo uma reportagem em que os cintos de segurança de alguns carros são menores do que deveriam e não seguram o bebê conforto. Que saco, hein? Isso que existe até uma lei, desde o final da década de 1990, obrigando que os cintos de segurança tenham medidas suficientes para segurar o bebê conforto! Vamos aguardar mais alguns meses que irei fazer o teste!

Por hoje é só.
Ótima quinta, e amanhã é dia de Brasil! =)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Miguel, nosso gigante!

Olha eu aqui, gente! Com 23 semanas de gestação, já tenho 29cm e 630g!


Ontem foi dia de consulta com minha médica. Está tudo nos conformes. Nada de novo! =) Hoje foi dia do ultrassom morfológico. Eu e o Gian tomamos um chá de cadeira de 1h30. O computador da clínica estava com defeito, tivemos de aguardar o técnico.. enfim.. até o Miguel cansou. hehehehehe

Segundo o ultrassom, o Miguel está em ordem! O cérebro, coração e órgãos internos estão formadinhos. Ele tem os 10 dedinhos das mãos e os 10 dedinhos dos pés. O médico que fez este ultrassom, porém, disse que não pode afirmar que o Miguel seja mesmo Miguel... hehehehehe Ele disse que o cordão umbilical está passando bem no meio da perna dele. Fez de todas as maneiras para verificar, mas o Miguel não quis abrir as perninhas. Eu disse para o Gian que como já tinha feito 2 ultra antes desse, e os dois confirmaram que era menino, não estou com dúvida não! =) Vai, filho, pode ficar com as pernas fechadas! rsrsrsrs

Agora, o que mais me surpreendeu é o tamanho do Miguel. Ele já está com 29 centímetros. O médico disse que está um "pouquinho" acima da média... de 4 a 5 cm maior... esse menino vai nascer criado já! hehehehe =) Ele está com 630 gramas e sentadinho! É muito comportado.. rsrsrrs

Ótimo final de quarta!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Código BabyMorse


Compartilho com vocês o que estou usando no cuidado com a pele.
Para evitar as estrias na barriga e pernas uso o creme Luciara.
Para o rosto, estou usando o protetor solar Gerare (FPS 35).  


Estamos entrando na 23ª semana. Hoje é dia de consulta médica e amanhã é dia do ultrassom morfológico. Para quem não sabe, "o ultrassom morfológico consiste na avaliação estrutural detalhada do feto, com o objetivo de identificar malformações." (Fonte: Materno Fetal)

Ontem mandei uma mensagem no Skype do Gian assim: "Papai, quarta é dia de nos reencontrarmos por meio do ultrassom morfológico. Saudades. Miguel". Ele disse, brincando, que eu joguei baixo. Eu disse que não. Só estava escrevendo o que cada chute do Miguel representava. Ele perguntou se estamos conversando em código Morse. Eu disse que é Código BabyMorse! =) hehehehehe

Depois dessa urucubaca no final de semana, estou renovada. Dormi muito bem essa noite. Há muitos dias o Miguel não descansava junto comigo no período noturno. Não acordei nenhuma vez à noite.

Tenham uma ótima terça!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Miguel chutando... e MUITO! =)



Só um pequeno detalhe. A cicatriz que está no meu umbigo foi causada por uma cirurgia realizada em 2004 para retirada da trompa esquerda! Miguel chutando muito ontem, após vitória do Brasil contra a Costa do Marfim! =)

Fim de semana com febre: superado!

Dentre todos os finais de semana da minha gravidez, considero o último o mais difícil. Eu não sou uma pessoa fresca ou que faça tempestade em como d´água. Minha família, principalmente, é quem mais sabe disso.

Vou explicar para vocês. Desde minha adolescência descobri que sou alérgica a AAS, Paracetamol e Dipirona. Isso significa que não existem remédios que diminuam minha dor ou febre. Em tese, eu deveria tomar tais medicamentos associados a um anti-alérgico. Mas, nunca fiz isso. Sempre enfrentei dor e febre "a seco".

Neste fim de semana, não foi diferente. No final da manhã de sábado, após escrever aqui no blog, o termômetro marcou 37,5ºC. A gripe, ou dor de garganta, ou sei lá o que que me pegou, chegou com força. Disse ao Gian que só procuraria a médica se a febre passasse de 38ºC. Então, como medidas caseiras, passei a tomar banho de 2 em 2 horas, coloquei toalha molhada com água na cabeça e pescoço e bebi muita água e suco. Durante o sábado, o termômetro oscilou entre 37,1ºC e 37,7ºC, mas não chegou aos 38ºC. Claro que, como qualquer outra febre, eu fiquei quebrada e de cama. Principalmente, por ter de tolerar a febre sem medicamentos.

Acordei domingo melhor. Sem febre. No final da tarde, ela reapareceu mais amena (37.2ºC). Tomei um banho e já comecei a suar. Acordei hoje renovada e com muito calor. Termômetro marcou 36.2ºC.

Não desejo que o Miguel tenha a mesma alergia que a mãe dele. Devo ter muita força de vontade e fé para não ficar irritada com essa alergia a medicamentos. O processo sempre será mais dolorido para mim. Já acostumei em saber disso. Acho que acabei, com isso, criando uma resistência e uma força. Raramente, por sinal, fico doente, como aconteceu neste fim de semana.

Estou renovada. Nesta semana tenho consulta médica. Levarei a seu conhecimento tudo que aconteceu. =)

O Miguel ficou chutando durante todo o final de semana. Li que a febre não atinge o bebê, mas sim a auto-medicação. Por isso, mamães que acompanham o blog, se ficarem doentes e quiserem tomar remédio, converse antes com seu médico, pois nem tudo pode ser ingerido. No meu caso ficou bem mais simples pois nenhum medicamento foi ingerido! rsrsrs =)

Ótima segunda-feira para nós todos!   

sábado, 19 de junho de 2010

Nem tudo são flores.

Com 22 semanas... =)

Nem tudo são flores durante os 9 meses de gravidez. Claro que é maravilhoso carregar um filho no ventre, senti-lo chutar, imaginar o dia do seu nascimento, adquirir as roupinhas etc e etc. Mas, a gravidez também tem suas precauções e dores. 

No último post contei para vocês da dor ciática que apareceu. Desde ontem estou enfrentando uma amigdalite daquelas. Estou tentando me alimentar e beber líquido corretamente por causa do Miguel. Tenho certeza que se não estivesse grávida, não estaria fazendo tanto esforço para engolir. Quando ficamos grávidas pensamos por dois. Meu maior medo era ter febre. Graças a Deus é só muita dor de garganta mesmo e aquela vontade de ficar deitada o dia todo até melhorar. 

Mas, como eu falei ontem no meu twitter, mesmo "bichada", eu estou tão feliz com a minha gravidez. É tão bom, quando estou deitada, reclamando da dor, e sinto o Miguel chutar sem parar do tipo: "Mãe, pára de frescura, vai?" kkkkk

Ontem estava assistindo a um programa da MTV, que mostra histórias de adolescentes de 16 anos que engravidaram. É claro que o programa tem o condão de mostrar casos mais complicados. Nem todos os adolescentes são imaturos, como aqueles que o programa mostra. Mas, na maioria das histórias  verifica-se que a menina-mãe amadurece da noite para o dia, e o menino-pai não quer amadurecer nem à força. Que difícil!

Como estão as grávidas queridas que passam por aqui?

Ótimo sábado a todos!  

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chegou a dor ciática!

Estou parecendo a mulher desta foto! kkkkk

Agora sim, posso dizer com todas as letras que me sinto a mulher mais grávida do mundo. Além da barriga estar maior, a dor ciática está me acompanhando. Segunda-feira à noite fui fazer compras. Escolhi um carrinho que estava com problema na roda. Por preguiça de voltar e trocar, tive de forçá-lo, por todo o percurso do supermercado, para a esquerda. Resultado? Saí das compras com uma baita dor na lombar. Até então, não entendia o que era. Pensei que fosse mal jeito. Terça, durante o jogo do Brasil, ao me levantar do sofá, a dor da lombar, desceu pela perna esquerda e foi até o pé. Não é uma dor forte é uma dor que incomoda. Passei a andar igual pata desde então. rsrsrsrs

Em conversa com meu amigo Guilherme Venditti, que é médico, fui informada que compressa com água quente e deitar com travesseiro no meio da perna são métodos que ajudam a melhorar a dor. Principalmente eu, que não posso tomar antiflamatório por causa de alergia e por causa da gravidez. Semana que vem é dia de encontrar minha médica... vamos ver o que ela fala também.

Encontrei no site Baby Center, tudo sobre essa dor que estou sentido. E como sei que não sou a única, vou compartilhar com vocês:

O que é ciática?


O nervo ciático é um nervo que vai desde a coluna lombar até os pés, passando pela parte posterior das coxas. Ele permite o movimento dos músculos das pernas e é responsável pelas sensações. A chamada ciática, ou dor ciática, é a dor causada pela inflamação do nervo ciático, ou pela pressão da coluna sobre o nervo. Às vezes o funcionamento do nervo pode ser afetado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A ciática pode aparecer junto com a dor nas costas ou não, e a dor pode se refletir para a perna.


Por que a dor ciática pode aparecer na gravidez?


Ao contrário do que muita gente imagina, não há provas científicas de que a dor ciática seja causada por condições específicas à gravidez. As mudanças no corpo trazidas pela gestação podem provocar dor na região dos quadris e dor nas costas, mas não a ciática. Às vezes, a ciática pode ser confundida com a dor pélvica, comum na gravidez. A ciática não é causada pela pressão do bebê sobre o nervo.


Em jovens, muitas vezes a dor é provocada por lesões num disco, que levam à inflamação no nervo, ou pela pressão direta de uma hérnia de disco sobre o nervo. Em pessoas mais velhas, ela pode ser decorrência da compressão de um osso ou um ligamento. Nenhuma dessas duas situações é comum na gravidez, e, se você tem dor ciática grávida, é provável que ela apareça também em outras situações.


Quais são os sintomas?


A dor ciática pode aparecer em forma de pontadas, de queimação ou de formigamento. Ela vai e vem e varia de intensidade ao longo do dia, costuma afetar um lado só e pode ser tão intensa que torna a locomoção quase impossível. A dor pode afetar a coluna lombar (a região mais baixa da coluna), a área atrás da coxa ou ir do bumbum até o pé. Você também pode sentir formigamento ou "choquinhos" na perna ou no pé. A dor pode ser concentrada ou afetar áreas maiores.


Qual é o tratamento?


Consulte seu ginecologista ou um ortopedista, que poderá indicar fisioterapia. Uma possibilidade é usar uma cinta ou faixa de sustentação, que ajuda a segurar o peso da barriga e alivia a pressão sobre a coluna. O especialista também pode indicar exercícios para fortalecer seus músculos pélvicos, abdominais e das costas -- alongamento para a coluna e pernas pode ajudar a aliviar a dor.


Os antiinflamatórios que aliviariam a dor não devem ser tomados durante a gravidez. O tratamento com remédios terá de esperar até o bebê nascer.


Em casos muito graves, a dor ciática pode exigir uma cirurgia para consertar uma hérnia de disco. Mas esse tipo de tratamento não é feito durante a gravidez.


Dicas para aliviar a dor


• Aplique compressas quentes ou geladas na área dolorida para amenizar a dor.


• Use sapatos confortáveis e sem salto. Algumas mulheres, porém, observam que se sentem melhor usando um pouco de salto. Converse com o fisioterapeuta ou o ortopedista para orientações detalhadas.


• Tente não ficar parada na mesma posição por muito tempo, especialmente sentada ou deitada de barriga para cima.


• Preste atenção aos sinais que seu corpo dá e evite as atividades que pareçam deflagrar a dor.


• Tome cuidado com a postura e tente manter a coluna ereta. De preferência, se ficar muito tempo sentada, use um travesseirinho ou uma toalha enrolada para apoiar as costas.


• Use vários travesseiros para acomodar a barriga na cama.


• Evite pegar peso. Se tiver que pegar alguma coisa pesada do chão, dobre os joelhos e mantenha a coluna ereta.


Na hora do parto e depois do nascimento
Na hora do parto normal, há posições mais indicadas para amenizar a dor. Vale a pena pedir orientações ao fisioterapeuta ou ao ortopedista. O uso de uma banheira durante o trabalho de parto pode ser benéfico.


Quando for amamentar, preste bastante atenção à postura. Use uma almofada ou um travesseiro para elevar o bebê até a altura do seu peito, e fique encostada numa superfície firme. Mantenha os pés apoiados no chão ou num banquinho.


Prefira trocar o bebê num trocador, e não no chão ou sobre a cama. Ao pegar o bebê de um local mais baixo, como o chão, o carrinho ou o cercado, dobre os joelhos e tente não torcer a coluna.


Pergunte ao fisioterapeuta sobre exercícios para melhorar sua forma física, sua força muscular e sua flexibilidade. Esse tipo de exercício pode evitar que o problema da dor ciática se perpetue.


(Site Baby Center - Por Alison Bourne, fisioterapeuta especializada em mulheres. Alison Bourne trabalha especialmente com gestantes e mulheres no pós-parto, e é responsável pelo treinamento de outros profissionais de saúde na área. Tem dois filhos.)

Tirando a dor, que faz parte, estou muito feliz com o Miguel. Não vejo a hora de chegar dia 23 e vê-lo na telinha do ultrassom! Não tem como não ficar ansiosa! =)

Ahhh.. chegamos na 22ª semana já!

Tenham uma ótima quinta!

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Copa do Mundo é nossa!

Sapatinho que achei em um site.
Miguel ficaria lindo nele.

Eu senti 16 chutes na minha barriga hoje de manhã em menos de 1 minuto. Miguel já está em ritmo de Copa do Mundo. Mesmo sem saber, acho que não vê a hora do Brasil entrar em campo. Falei para o Gian que se o Brasil for Hexa, o Miguel fará parte da história. Sabe aquelas reportagens que você pega uma criança de 4 anos, em 2014, e então diz: "Quando Miguel nascia, o Brasil estava sendo hexacampeão"?! Imaginação de mãe jornalista é ilimitada!

Ontem foi dia de caminhada intercalada com trote. Foram 40 minutos sem muito sofrimento. Não consigo explicar a sensação de felicidade que me dá quando consigo concluir o trajeto. "Eu quero, eu posso!" Esse está sendo o meu lema. Até quando você vai correr, Bruna? Até quando o Miguel deixar!

Mesmo com exercício físico, estou começando a me sentir mais inchada. Meu "termômetro" é a aliança. Ela está cada dia mais difícil de sair do dedo. Um dos segredos é colocar as pernas para cima para melhorar a circulação. Acho que vou assistir o jogo da Copa com as pernas para cima! Se der sorte, faço isso em todas as partidas... =) 

Estamos entrando na 22ª semana. Agora parece que o tempo está indo mais rápido. No máximo, em 18 semanas o Miguel já estará em meus braços. O que isso significa?  São mais 126 posts diários aqui no blog até a chegada do bebê! rsrsrs

Como será a Copa das mamães grávidas e daquelas que já têm o bebê no colo? Conte-me tudo!

Tenham uma ótima terça!
E que a seleção brasileira nos dê alegria! =)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O centro das atenções

Tivós Bel e Deinha pediram: "Vamos tirar uma foto para o blog!" =)

O Miguel ainda está em fase de crescimento na minha barriga mas já é um verdadeiro sucesso no mundo real. Graças ao blog. Tanto os familiares, quanto amigos e até pessoas que não conheço, perguntam sobre esse bebê. Agradecemos todo o carinho! 

Ontem no final do dia estava assistindo "Super Nanny". Um programa que passa no Discovery Home and Health e mostra o sufoco que pais passam com o mau comportamento de seus filhos. O Gian interessou-se pelo assunto. Perguntei: "Você acha que o Miguel vai ser assim?" Ele respondeu: "Não, de jeito nenhum!" Eu disse: "Que medo!" hehehehe

O programa mostra o que a maioria dos pais sabe: crianças entendem o que é certo e o que é errado. O mau comportamento é reflexo dos limites não impostos por seus pais. No programa, o casal assumiu: "A gente desistiu". Não pode desistir. Se com 3 anos, a criança joga um termômetro no rosto da mãe, imagina com 15? Mas, ainda, não é momento de me preocupar com isso. Só estou comentando algo que causa medo na maioria dos pais... o comportamento de seus filhos! =)

Quero voltar a um assunto que falei semana passada: soluço fetal. Minha tia disse que não lembra de ter acontecido isso durante sua gravidez. Então resolvi procurar onde tinha lido sobre o tema, e repartir com todas vocês:

"Sim, o soluço fetal é um fenômeno normal que muitas grávidas sentem e muitas vezes pode até ser observado durante exames de ultra-som. Entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo, os bebês geralmente começam a soluçar. O soluço nada mais é do que um movimento natural e indolor que antecede a respiração, uma espécie de treino para o aparelho respiratório. Algumas mulheres percebem os soluços da criança várias vezes ao dia, enquanto outras só de vez em quando -- ambas situações perfeitamente normais. E não se surpreenda também se mesmo depois que o bebê nascer ele continuar soluçando durante um tempinho." (Fonte: Site Baby Center)

Por hoje é só.
Uma ótima segunda-feira a todos que passam por aqui!

domingo, 13 de junho de 2010

Viagem para Cassilândia (MS)

(Foto by Eloisa Barbosa)

Não sumi, viajei. =) Fomos todos ao casamento do Guilherme e da Livia em Cassilândia (MS). Tudo foi maravilhoso! Desde o reencontro com a família quanto o casório! Este é o vestido que contei para vocês que comprei exclusivamente para ser madrinha do meu irmão. 

Ouvi muitos comentários sobre o blog durante esses dias que estive em Cassilândia. E claro, fiquei muito feliz que o blog esteja alcançado tantas pessoas. Também ouvi muito sobre os artigos que escrevo para a revista Suporte. Muito obrigada mesmo! O feedback foi maravilhoso. 

O Miguel está chutando cada vez mais. Sexta-feira cheguei em Cassilândia com um pouco de dor de cabeça. Na hora de dormir, eu queria - de todo jeito - dormir de barriga para baixo, para ver se a dor passava. O Miguel não deixou. Chutou tanto. Então fiquei deitada de lado, até conseguir dormir! Acordei no sábado 100% renovada! =) Ele ficou quietinho durante todo o casamento e festa. Foi mexer mesmo à noite, quando já havíamos ido embora. Comportadinho esse menino, né?

Depois de tanta comida, o jeito é voltar à alimentação balanceada. =) O bracinho da mamãe já está ficando roliço! hehehehehe =)  Mas as mulheres que já tiveram filho, e engordaram, falam: "Você vai voltar ao corpo de antes!" Isso é o que eu também espero. 

Desejo um restinho de fim de semana maravilhoso. 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A primeira roupa do papai.

Chegamos na loja de roupa infantil. O Gian disse: "Quero comprar uma roupa para o Miguel". A vendedora nos mostrou um macacão de inverno lindo. O Miguel iria parecer um ursinho. O Gian, sem escolher mais nada, falou: "Quero levar esse." Comecei a rir com a pressa do papai.

Com todo jeitinho, falei: "Essa roupa é de inverno. Olha como é grossa. Você só pode levá-la se tiver tamanho maior, para quando chegar o inverno de 2011". Acho que cortei o barato do Gian. Não tinha um número maior. Aquela era peça única.

Convenci que ele deveria olhar outras roupas. Comecei a rir quando percebi que para ele, não havia diferença. Todas que a vendedora mostrava ele ficava encantado. No final, ele foi criando o seu próprio gosto. Aí falei: "Compra uma como se fosse para você". Então ele disse: "Aquele macacão de ursinho era o que eu queria ganhar"... caímos todos na gargalhada! =)

Ele levou um body e um macacão de 6 a 9 meses. Ficou encantando com suas primeiras aquisições para o Miguel. Não tem como não ficar.Papai e mamãe de primeira viagem babam mesmo.

Terça-feira pratiquei o trote leve intercalando com caminhada. Estou muito bem, segundo o professor de educação física. O intuito é não perder o fôlego. Cansou, caminha. Entre corrida e caminhada, completei o percurso de 4km. Estou muito feliz em conseguir realizar o exercício que mais gosto! =) Estou quase 12 minutos mais devagar de quando não estava grávida. Mas quem disse que estou preocupada com isso? O importante é me exercitar.

Uma ótima quinta!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tudo vale a pena!

Oi, pessoal. Ontem marquei o ultrassom morfológico do Miguel. Vai ser no dia 23. É a oportunidade de conhecer cada detalhe do corpo dele. Ansiosa para chegar logo! =)

Tive o prazer de conversar com a Dalyse ontem também. Ela está grávida da Maria Fernanda e o parto será no próximo dia 10. Ai que felicidade! Ela disse que nessa reta final da gravidez só está conseguindo dormir sentada. 

O Miguel está uma verdadeira espuleta. Eu sinto ele mudar de posição na barriga e já me acostumei com os chutes. Que por sinal, estão mais frequentes a cada dia.
Segundo o e-mail que recebi da Revista Crescer, nesta semana (21º semana), o Miguel está pesando quase meio quilo e medindo cerca de 23 cm da cabeça aos pés. Conforme amadurece, seu corpo vai adquirindo proporções mais semelhantes às de um recém-nascido. Na língua, formam-se as papilas gustativas, que permitirão ao bebê distinguir sabores. Na pele, ele já tem certo tato. Tão perfeitinho isso tudo, né?

No final da noite de ontem estava no quarto do Miguel com o Gian. Olhamos para o quarto e ficamos pensando: "Daqui uns meses uma criança estará conosco, aqui!". O Gian pegou um barquinho de madeira do Flamengo e disse: "Imagina quando o Miguel mergulhar o barquinho na água?" Ficamos rindo. Depois pensamos se não seria melhor irmos para o quarto "salmão" e deixá-lo no nosso quarto, que já é azul.  Pensamos, mas não decidimos. Resolvemos pensar só no nosso Miguel mesmo.

Gravidez é expectativa, planejamento, emoção e, principalmente, muito amor!

Tenha uma ótima terça. 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cada dia mais grávida.

"Morzão, coloca a mão aqui, ó!" rsrsrsrs

Bom dia, queridos! Semana agitada começando. Hoje iniciei o "post" publicando foto minha, do Gian e do Miguel. A foto ficou engraçada. O Gian estava super concentrado na foto e eu preocupada em colocar a mão dele na barriga! rsrsrsrsrs =D Coisas de mulheres grávidas, né?

Sábado e ontem foi difícil. Não tinha uma posição sentada e nem deitada que fizesse diminuir a falta de ar e a dor na lombar. Parece que quanto mais frio, mais a gente sente dor nas costas! Mas hoje já acordei renovada.

Cada dia o Miguel chuta mais forte. É uma sensação maravilhosa, pois sei que está tudo bem com ele. E ao mesmo tempo, eu levo cada susto!  

A vontade de ir ao banheiro, à noite, está aumentando progressivamente.  Saudades das noites inteiras que eu dormia no terceiro e quarto mês! rsrsrs Isso já é uma preparação para a chegada do bebê, quando terei de acordar MESMO de madrugada. =D

Sexta viajaremos para Cassilândia (MS). Irei rever tios, tias, primos, primas, avós, antes do nascimento do Miguel.  Felicidade extrema! =)

Minha barriga já está de grávida, e não mais APENAS de gorda! hehehehehe No sábado à noite fui ao supermercado com o Gian e até brinquei com ele: "se a fila estiver grande, vamos na preferencial para grávida?" Dessa vez, não precisou! rsrs

Cada dia, mais grávida. 

Ah, deixa eu contar um sonho engraçado que tive. Eu ia para o hospital sozinha ter o Miguel. Mas eu falava para a médica: Por que estou aqui? Não está na hora ainda! Pouca ansiedade, né? =D 

Fiquei feliz com um comentário da Argentina recebido ontem! =) O blog está indo longe! 

Ótima segunda! 



sábado, 5 de junho de 2010

Hora de comprar roupas para grávida

Oi, pessoal! Depois de dois dias longe da internet, cá estou eu, morrendo de saudade disso daqui! =) Viajei a trabalho, e fiquei sem comunicação com as minhas grávidas queridas! rsrsrs =) Está tudo muito bem com o Miguel. E com os seus filhos?

A dieta da nutricionista não está fácil de ser seguida a risca. Mas já senti que semana passada comi sem exageros. E graças ao retorno à atividade física, parece que a gente já se sente melhor... psicologicamente, falando! =)

Comprei as primeiras roupas de grávida. Não estava mais servindo nas minhas calças. Hora de reciclar o guarda-roupa para essa vida nova que está dentro de mim. Deveria existir um "Chá de Mamãe", não acham? hehehehehe

Semana que vem serei madrinha do casamento do meu irmão. O vestido que comprei é da marca MEGADOSE. As roupas são lindas... tanto para o dia a dia quanto para a festa. Deem uma olhada no site http://www.megadose.com.br/ .

O vestido que comprei para o casamento é próprio para mulheres grávidas. Tem elástico e acompanha nossa nova silhueta. A ideia foi valorizar a pancinha, e mostrar que ela está grande por causa do Miguel. rsrsrs =)))

Depois do casamento, postarei uma foto aqui para vocês verem, tá?

O Miguel anda chutando com mais frequência. Estava vendo que daqui umas semanas eu já comecerei a sentir "soluços" dele... alguém sabe me explicar como é essa sensação? Estou muito curiosa. Pelo o que li, ele engole o líquido e por isso soluça. Mas, é super normal e saudável para o desenvolvimento dele! =) Contem-me, quem já sentiu isso!

Tenha um ótimo sábado! =)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Entrei no 5º mês... já se passaram 20 semanas! =)

Gravidez e instinto

Lembrancinhas para o chá de bebê ou para a maternidade.
Dá para serem feitas pelas futuras mamães.

Gravidez é instintivo. É um zelo, uma proteção e um cuidado constante. No fundo, todas as mães sabem o que é certo e o que é errado durante os 9 meses que seu filho está crescendo na sua barriga. As mulheres, nessa fase, ficam mais cautelosas. 

É sobre isso que estava conversando ontem com o personal do grupo de caminhada e corrida VO2, aqui de Campo Grande (MS). Além das mudanças que a gravidez proporciona ao nosso corpo, nossos instintos ficam mais aflorados. Nenhuma grávida vai participar de uma maratona ou de uma luta livre porque sabe que colocaria seu bebê em risco. Nenhuma futura mamãe pularia de pára-quedas ou bunge jump. É risco demais. 

Tirando as loucuras, as mamães (mesmo de primeira viagem) sabem o que é certo e o que é errado. Não há como negar. 

Ontem, voltando ao treino de caminhada e corrida com profissionais me auxiliando, cheguei a essa conclusão. Como a maioria dos médicos disse, corrida não faz mal na minha gravidez, porque ela não é de risco. Os cuidados que devo ter, principalmente, é com tropeços. O que pode acontecer comigo, caminhando pela calçada, quando vou à padaria comprar um pão. Esse zelo constante para não tropeçar todas temos, por isso evitamos saltos nessas época. 

Eu ainda tenho domínio sobre minhas passadas. Não seria louca de praticar qualquer atividade física que não estivesse segura. Não abuso e controlo principalmente a respiração. Como disse o professor, pratique exercício sem ficar ofegante."Você tem de começar e terminar correndo e caminhando com fôlego.

Ontem fiz o trajeto dos 4km. Sempre intercalando caminhada e trote leve. E muito leve mesmo. Não estou preocupada com o tempo. Estou preocupada com a minha saúde e do Miguel. Um trajeto, que antes de estar grávida eu fazia em 26 minutos (só de corrida), faço em 37 (de trote e caminhada). Terminei com um sorrisão no rosto, com uma sensação de dever cumprido. De que todos os "hormônios da felicidade" estavam fazendo festa dentro de mim e do Miguel.

Dor? Apenas nos músculos da perna, que há três meses não se esforçavam muito. Mas que já passou também.

Para quem acha que 4km é muito, eu antes de engravidar estava correndo de 6km a 10km. Ou seja, estou me esforçando praticamente a metade.

Entendo a preocupação de todos pelo tipo de atividade física que sou apaixonada. Não tiro a razão de ninguém. Quero que saibam que estou praticando um exercício com toda cautela possível. Não trocaria minha caminhada e meus trotes leves por uma piscina.

Minha felicidade é plena! E o Miguel sente isso! Acordei com ele mexendo, de novo! rsrsrs =)

Pratiquem exercício físico na gravidez. Sempre com recomendações médicas e auxiliadas por profissionais capacitados de educação física! Daí, não terá erro!.

Tenham uma ótima quarta-feira!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Preparando o seio para amamentação.

Muito prazer, visitantes!

O frio chegou para ficar? É verdade que o inverno será o mais forte dos últimos anos? Ah, não vai! Grávida nenhuma merece... rsrsrsrs

Ontem falei sobre a chupeta. Hoje vou dar uma dicas que recebi de minha médica e outras que li no site da Revista Crescer sobre como preparar os seios para amamentar.

Segundo a minha médica, existem duas formas bem simples de deixar a pele do peito mais resistente. Uma é você passar bucha vegetal enquanto toma banho. Não muito forte, né, meninas? Passe todos os dias, sem machucar, por favor! A outra forma, que para mim é praticamente impossível, é tomar sol nos peitos por 15 minutos ao dia. A médica garante que os dois métodos deixam a pele do peito mais resistente.

Estou passando um creme que chama-se Millar (do laboratório Aché). Ele tem a função de "melhorar a condição dos mamilos, promovendo hidratação e emoliência no período de amamentação". Foi indicado para que eu passasse antes e durante a amamentação. Antes de usar qualquer medicamento, inclusive este que estou dizendo, pergunte ao seu médico, viu? A gente sabe que gestante não pode tomar qualquer medicamento sem a aprovação médica.

A revista Crescer divulgou em seu site 5 maneiras de preparar o seio para amamentação. Dentre as cinco, ela incluiu a bucha vegetal e o banho de sol. As outras três são: optar por sutiã de algodão, porque são mais higiênicos e deixam a região mais ventilada; se o seio rachar durante a gravidez, usar vaselina pura ou produto à base de lanolina (como o creme Millar que contei para vocês) e conchas de amamentação ajudam a estimular o bico durante a gravidez.

Mamães que já passaram por essa fase, aqui é o espaço para vocês dividirem seus "métodos" na preparação do seio para amamentação! Ajudem-nos! =)

Que esta terça seja abençoada!