quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cordialidade.

Tenho a sensação de que uma mulher grávida é um "ser estranho". Digo isso com experiência própria. A cordialidade nas pessoas que nos cerca brota de uma forma tão inesperada. Eu sempre fui muito autônoma em meus atos (e ainda sou). A gravidez não me tirou toda agitação. Mas, é engraçado porque, as pessoas não deixam que façamos algumas coisas que podemos fazer. E por quê? Porque estamos grávidas.

Ontem, fui ao supermercado. Como não tinha muito cliente, o caixa do lado decidiu ajudar e colocar os produtos na sacola e dentro do carrinho. Atitude nobre do rapaz. Quando cai uma caneta no chão, uma pessoa diz: "Não, você está grávida; não pode abaixar." Posso sim, juro! rsrsrsrs Até para eu pegar uma cadeira, tem quem entenda que é "muito peso"...

O Gian, ao contrário, é cordial, mas não excessivamente. Ele sabe que a gravidez não me limitou. Às vezes peço ajuda para ele, mas quando eu realmente necessito. Não sou grávida fresca que aproveito da situação para ter todos a minha volta. Nunca fui assim, piorou grávida. Ontem, por exemplo, no fim da noite, eu estava deitada no sofá. E parece que para levar dá uma dificuldadezinha. Pedi uma mão dele. Tranquilo. Mas eu faço tudo aqui em casa, sem qualquer limitação. Graças a Deus!

É sair na rua, que as pessoas já acham que eu não posso fazer isso ou aquilo e se tornam tão cordiais. Eu digo isso porque acho engraçado. E acho que todos deveriam exprimir essa cordialidade com as não-grávidas também.

Li uma matéria da Juliana Paes que ela afirma: "Para mim, gravidez não é doença". Sim, Juliana. Mas existem mulheres - e isso não podemos negar - que têm uma gravidez um pouco mais complicado. É o caso mesmo da outra famosa Adriane Galisteu. Então, os cuidados são redobrados para evitar um aborto ou um parto prematuro. Mas, se os exames estão OK, a gravidez não é doença mesmo. É claro, uma condição imposta, e que com o passar dos meses, poderá limitá-la em algumas atividades. Apenas isso.

Não quero parecer grosseira com o post. É claro que é muito bacana a cordialidade de todos que estão a minha volta. É que, como eu disse, nunca "me aproveitei" disso, por ser tão agitada, e isso parece diferente para mim. Só isso. =)

Ótima quinta!

3 comentários:

  1. Oi Bruna,
    Eu concordo com você.
    Me lembro que quando eu estava grávida as pessoas ficavam de boca aberta porque eu nao usava a fila de gestante, por exemplo.
    E eu dizia ue de verdade, não precisava.
    Porque eu estava me sentindo muito bem. E se Eu conseguia fazer compras, conseguia esperar na fila, certo?

    Mas me lembro de uma vez que fui almoçar no shopping, lotado, e fiquei em pé, esperando vagar uma mesa. Estava no final da gestação, barriga super pesada, calor...tava começando a passar um pouco mal. No que uma família inteira começou a agitar os braços e me chamar porque tinha vagado uma mesa ao lado deles.

    Achei muito fofa a preocupação. E providencial.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh... até mesmo pq vc nem tá gostando né ???

    hauhauhaaha

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahaha concordo com o césar!!! para de ser reclamona e aproveitaaa!!! huhauahuauah

    ResponderExcluir

Obrigada! Continue visitando o blog. Você pode também me seguir pelo twitter @brunagirotto.